17/05/2019

Museu da História da Medicina do Paraná realiza mesa redonda sobre Saúde no Estado

Evento ocorreu nesta terça-feira (14) na Santa Casa de Curitiba; mesa contou com participação do idealizador do Museu, Dr. Ehrenfried Wittig

clique para ampliarclique para ampliarEvento contou com a participação da presidente do Coren-PR, Simone Peruzzo (esq.), da historiadora da UFPR, Marta Savi, e do idealizador do Museu da História da Medicina do Paraná, Dr. Ehrenfried Wittig (Foto: Santa Casa de Curitiba)
O Museu da História da Medicina do Paraná realizou na tarde desta terça-feira (14) uma mesa redonda para falar mais sobre a história da saúde no Estado e suas pioneiras. O evento ocorreu no Salão Nobre da Santa Casa de Curitiba, que também faz parte do Museu.

Ainda em clima da semana do Dia das Mães, o museu realizou a discussão com a participação de duas mulheres: Marta Savi, historiadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Simone Peruzzo, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), que, além de falarem sobre fatos históricos da saúde, discorreram sobre as dificuldades enfrentadas, a cada dia, para a mulher conquistar o seu espaço profissionalmente.

Também estava presente o Dr. Ehrenfried Wittig, diretor de Museu da Associação Médica do Paraná (AMP) e idealizar do Museu da História da Medicina, que contou detalhes sobre a saúde pública e acontecimentos históricos no estado. Professor aposentado da UFPR, onde se graduou em dezembro de 1961, foi conselheiro do CRM-PR por mais de 25 anos. Atuou, ainda, como editor-fundador da Revista Arquivos, em 1984, inserindo a cada edição um capítulo sobre a história do Museu da Medicina e seu acervo.

Ao final do evento, os convidados ainda puderam fazer questionamentos aos palestrantes, que responderam prontamente.

Fonte: CRM-PR, com informações da Santa Casa de Curitiba

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios