28/03/2022

Na comemoração dos 329 anos de Curitiba, a homenagem aos médicos que fazem parte dessa história

Capital paranaense abriga mais de 13 mil profissionais, o que representa cerca de 40% do total de médicos ativos em todo o Estado. Reverência é extensiva aos gestores e todos os munícipes

Neste 29 de março, a capital paranaense completa 329 anos e o CRM-PR presta homenagem a todos os médicos que ajudaram e ajudam a construir essa história. São atualmente mais de 13 mil profissionais atuando no município, o que representa cerca de 40% do total de médicos ativos em todo o Estado do Paraná. Entre homens e mulheres, há praticamente a mesma quantidade de profissionais na capital: 6.874 e 6.741, respectivamente. Além disso, quase metade das médicas habilitadas no Paraná atuam em Curitiba.

As congratulações ainda aos gestores e demais cidadãos dessa que também é conhecida por Cidade Sorriso, Cidade Modelo, Capital Ecológica do Brasil e Capital das Araucárias. Pode ser identificada também como Cidade Inteligente, como recentemente apontou o prefeito Rafael Greca em suas redes sociais, ao destacar que Curitiba é considerada uma das sete cidades mais inteligentes do mundo e a mais inteligente da América Latina. Ainda, apresenta-se como uma das cidades brasileiras com melhor infraestrutura em serviços de saúde, o que se traduz em indicadores favoráveis, a começar pela atenção materno-infantil.

Fato importante de se mencionar, o iminente anúncio do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os ambientes na capital traz à tona esse importante capítulo da história não só de Curitiba como da profissão médica. O atual e tão almejado arrefecimento da pandemia pela Covid-19, que desde março de 2020 alterou de forma inequívoca o dia a dia da população, contrasta com o outrora cenário de escalada de novos casos e desconhecimento do manejo clínico da doença. Foram meses especialmente desafiadores aos profissionais da área da Saúde, que bravamente atuaram na linha de frente de combate à doença e serão exaltados pelas gerações futuras. Ainda, a reverência aos cidadãos curitibanos que perderam a vida pela Covid-19, incluindo médicos e outros profissionais da Saúde.

Especial agradecimento também à gestão de conselheiros e representantes deste Conselho de Medicina, que não mediu esforços para minimizar os impactos da inédita situação. Seja por meio da disseminação de informações atualizadas e busca de soluções junto às autoridades competentes, seja pelo apoio aos colegas para que pudessem denunciar e pleitear melhores condições de trabalho nos momentos mais desafiadores da pandemia, como o fornecimento adequado de EPIs e, posteriormente, o necessário acesso à vacinação.

Sessão Solene

A Câmara Municipal de Curitiba tem programação especial para comemorar o dia 29 de março, que marca o aniversário da capital do Paraná e também da própria Câmara. Entre as atividades programadas estão a realização de duas sessões solenes: na terça (29), a partir das 19h30, haverá a entrega do Prêmio Cidade de Curitiba a 25 personalidades locais indicadas pelos vereadores. O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, será um dos homenageados deste ano. 

E, na quarta-feira (30), haverá a entrega do Prêmio Consagração Pública Municipal a 21 empresas, instituições ou entidades sociais que se destacaram em seu segmento. Leia mais sobre a programação da Câmara para o aniversário de Curitiba aqui.

Medalha de Lucas

Ao longo desses mais de três séculos de história da capital paranaense, muitos foram os médicos e médicas que também enfrentaram os desafios à época e se destacaram no exercício de seu mister. Desde 1996, o CRM-PR homenageia os profissionais de reconhecida atuação em prol de causas sociais e humanitárias com a "Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico".

Do total de 18 homenageados até os dias atuais, seis são curitibanos natos. O padre e médico pediatra José Raul Matte foi o segundo profissional a receber a comenda, em 1997, em reconhecimento pelo seu trabalho em prol dos ribeirinhos da Amazônia. O Padre Raul, como era conhecido, faleceu em maio do ano passado, quando estava prestes a completar 87 anos de idade. Tinha 61 de formação pela UFPR. Outro curitibano a receber a distinção foi o Dr. Júlio Raphael Gomel, fundador do Lar Bom Caminho. Foi homenageado em 2002. O Dr. Luiz Carlos Sobania, professor e um dos idealizadores do projeto do Siate (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência), pioneiro no Brasil, foi homenageado em 2017.

Em 2019, a Dra. Helen Anne Butler Muralha, gineco-obstetra responsável por milhares de nascimentos, que se dedica também a projetos culturais e de APEGO à leitura entre as crianças, recebeu a medalha; a Dra. Mariângela Batista Galvão Simão, que se dedica à saúde pública há 40 anos, integrou o projeto Mãe Curitibana e foi diretora por mais de cinco anos do Departamento de DST/AIDS/Hepatites Virais do Ministério da Saúde, foi homenageada em 2020.

Finalmente, em 2021, a Dra. Luci Yara Batista Pfeiffer, pediatra fundadora do projeto Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente), nascido no início dos anos 2000 e que hoje funciona com apoio da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, foi a mais recente médica curitibana homenageada pelo CRM-PR com a Medalha de Lucas. Além deles, médicos nascidos em outras cidades e que concentraram toda a carreira profissional na capital paranaense foram condecorados com a Medalha de Lucas: os Drs. Hélio Brandão (1996), Zilda Arns Neumann (2000), Ivan Beira Fontoura (2007), João Manuel Cardoso Martins (2010) e Ehrenfried Othmar Wittig (2011).

Primeiros médicos da cidade
O primeiro médico formado presente em Curitiba foi o Dr. Joaquim Ignácio Silveira da Mota, que passou a atuar em 1842, logo depois da elevação à categoria de cidade, deixando para trás o nome de fundação de Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Nascido em 1818 na Bahia e filho de magistrado, formou-se na Universidade de Giessem, na Alemanha. Foi o tronco da respeitável família Silveira da Mota, do Paraná. Faleceu em 1891, no Rio de Janeiro. A história de Curitiba registra alguns médicos que foram chefe do executivo municipal. O Dr. Alô Guimarães foi prefeito em 1945, enquanto o Dr. Wallace Tadeu de Melo e Silva no ano de 1951, sendo sucedido pelo Prof. Erasto Gaertner, que faleceu no exercício do cargo. O último prefeito médico foi o Dr. Luciano Ducci, que ficou na função de março de 2010 a dezembro de 2012 e hoje é deputado federal.
clique para ampliarclique para ampliarDr. Joaquim, o primeiro médico de Curitiba. (Foto: Arquivo)

No grande universo de médicos que emprestam seus nomes a logradouros públicos, em homenagens póstumas, aos Drs. Alô Guimarães, Wallace de Melo e Silva e Erasto Gaertner juntam-se professores e grandes expoentes da profissão, como Victor Ferreira do Amaral, Nilo Cairo, João Cândido Ferreira, Brasílio Vicente de Castro, Mario Braga de Abreu, Ernani Simas Alves, Daniel Egg, João Nassif, Lauro Wolff Valente, Dante Luiz Junior, João Luiz Bettega, Milton de Macedo Munhoz, Manoel Macedo Loyola, (Deputado) Mário de Barros, José Cândido da Silva Muricy (o Dr. Muricy da Alameda do Centrão), que participou da fundação da Santa Casa, Dante Romanó, Plínio Mattos Pessoa, Cezar Pernetta, João Evangelista Espíndola, Eduardo Correia Lima, Simão Kossobudzki, Reynaldo Machado, Octávio Silveira, Aluzio França, Petit Carneiro, Leocádio José Correia e Maria Falce de Macedo, a primeira mulher a se formar em Medicina pela UFPR, em 1919. Aliás, a fundação da faculdade de Medicina teve entre os mentores os Prof. Victor do Amaral, Nilo Cairo e João Cândido Ferreira.

Leia mais sobre os médicos que nomeiam logradouros da capital aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios