10/11/2023

Na passagem de seus 70 anos, hospital presta homenagem aos 100 médicos mais antigos

Fundada em 1953, a instituição é hoje um dos principais complexos de saúde do Paraná. Além da reverência aos profissionais pioneiros já falecidos, foram diplomados os de 29 a 59 anos de atividades

Em comemoração aos seus 70 anos, o Hospital Nossa Senhora das Graças preparou homenagem para os 100 médicos com mais tempo de efetivação em seu corpo clínico. Também foi reverenciada a memória dos médicos já falecidos e que deixaram grande legado para a história do HNSG e que foram representados por seus familiares em um evento especial. Fundado em 1953 e hoje uma dos maiores centros hospitalares do Estado, o hospital também recebeu homenagem da Câmara Municipal de Curitiba no dia 1° de novembro.

"Esses profissionais sempre estiveram comprometidos com nossa Instituição, auxiliando-nos a colocar o HNSG na condição de excelência, em diversos tratamentos. Além do cuidado dos pacientes com muito zelo e carinho, auxiliando-os na restauração de seu bem maior, que é sua saúde", disse a diretora geral do HNSG,  Irmã Maria de Fátima Sobral, durante a cerimônia realizada.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Bruno Grillo, um dos mais antigos membros do corpo clínico. (Foto: HNSG)

A honraria foi entregue para médicos com 29 a 59 anos no corpo clínico do hospital, que  receberam medalha e certificado, como forma de gratidão por fazerem parte da história do HNSG. Os médicos foram chamados por tempo de efetivação, dos mais recentes aos mais antigos no hospital, sendo os médicos Dr. Ricardo Pasquini e Dr. Bruno Maurizio Grillo, com mais tempo na instituição, completando 59 anos.  

Durante o evento, os médicos Eliana Kuchpil Branco, Julio Cezar Uili Coelho, Ricardo Pasquini, Bruno Maurizio Grillo e Rogério Mulinari foram convidados para proferirem algumas palavras. Na ocasião, Dra. Eliana, com 31 anos de "casa", destacou que o HNSG tem uma contribuição muito significativa para o atendimento à saúde em todo o país. "Agradecemos à essa instituição que soube se renovar, incorporando conhecimento atualizado, tecnologia de ponta e continuamente agindo de forma humanizada, fiel ao valor e a essência do carisma vicentino. Um esforço persistente ao longo de todos esses anos de entrega e dedicação, oferecendo o melhor cuidado ao próximo".

O cirurgião do aparelho digestivo, Dr. Julio  Cezar Uili Coelho, falou sobre a especialidade de cirurgia do HNSG, do início à atualidade e destacou o trabalho realizado por Dr. Giocondo Villanova Artigas, que foi o primeiro chefe desse serviço no hospital e que deixou grandes contribuições para a área, referindo-se a ele como "uma pessoa dedicada, com excepcional cultura em geral e formação cirúrgica almejada".

O hematologista, Dr, Ricardo Pasquini, que realizou junto do hematologista Dr. Eurípedes Ferreira o primeiro transplante de medula óssea do Brasil e na  América Latina, relembrou quando iniciou no HNSG, ainda na carreira universitária, quando estava no 4º ano de faculdade. Também destacou alguns nomes da área médica "que o ajudaram a nesse período de grande atividade profissional", e contribuíram com o hospital, entre eles os Drs. Paulo Barbosa da Costa, Lisandro Lima e Hélio Brandão.

O ginecologista e obstetra Dr. Bruno Maurizi Grillo, que na década de 1990 participou de um momento inesquecível para o HNSG, o nascimento de sêxtuplos, relembrou esse fato durante o seu discurso. "Foi um acontencimento que trouxe projeção para o hospital; até hoje eu ainda não acredito no que aconteceu. Foi realmente uma glória, um sucesso. Hoje três deles são médicos", disse.

Para finalizar, o Dr. Rogério Mulinari foi convidado para proferir algumas palavras em homenagem aos médicos falecidos. Em seu discurso, recordou grandes nomes que contribuíram para a história do HNSG, como os Drs. Lisandro, Wadir Rúpollo, Hélio Brandão e Luiz Carlos Woellner. "Quanto ao legado dessas pessoas, posso dizer que poucos profissionais da saúde foram tão importantes quanto estes. A memória desses profissionais vive nas tradições do Hospital Nossa Senhora das Graças, referiu.

O HNSG também homenageou os dois últimos diretores e vice-diretores médicos, em nome de todos que contribuíram para a gestão do HNSG. Entre os homenageados, os Drs. Eduardo Jose Brommeslstroet Ramos, Alcindo Pissaia Júnior e Charles Cardoso de Paulo. Também recebeu a homenagem o atual diretor técnico Médico, Dr. Luiz Sallim Emed, que atua há mais 15 anos na instituição.

Saiba mais sobre pessoas que ajudaram a escrever a história do hospital (AQUI).

Fonte: Assessoria HNSG

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios