28/05/2021

Nascer é o tema em destaque da revista cultural Iátrico, que já tem sua versão digital disponível

Tema da edição 39 fecha a trilogia inaugurada com "morrer" e que teve na sequência o "viver". Artigos de leitura reflexiva se somam às atrações das colunas de música, cinema, literatura, arte e gastronomia, entre outras

A edição 39 da revista Iátrico já está disponível em suas versões digital e científica (artigos individualizados) no Portal do CRM-PR. O tema em destaque da publicação é “Nascer”, fechando assim a trilogia inaugurada com a revista que abordou o “Morrer”, na 37, e sucedida pelo “Viver”, na 38. O conjunto pode ser acessado, do mesmo modo que todas as demais edições anteriores. A versão impressa da publicação cultural é dirigida, com solicitação prévia, mas os exemplares também podem ser retirados gratuitamente na Sede do Conselho.

As capas que ilustram as três edições são frações da obra clássica “O Nascimento de Vênus”, do artista italiano Sandro Botticelli. A que encerra a trilogia traz a Deusa da Primavera, à espera de Vênus. Traz o significado da renovação, o florir da vida, sob amparo das gerações precedentes, a experiência e os desafios. “Esta edição é dedicada ao brotar de esperança, sinônimo de vida e renovação”, expõe a revista em sua mensagem de capa, realçando a reflexão tão presente no contexto da sociedade atual, em especial ante as expectativas de respostas da Medicina sob o rito ético.

CONFIRA A EDIÇÃO 39, COM O TEMA "NASCER".

CONFIRA PDF DA REVISTA EM PAGINAÇÃO DUPLA (formato de publicação impressa, ideal para computador).

clique para ampliarclique para ampliarCapa da edição 39. (Foto: CRM-PR)

A publicação traz muitos atrativos em suas 72 páginas, a começar por ilustrações com obras clássicas e artigos de refinada análise sobre a temática central, elaborados por detentores de profundo conhecimento e/ou experiência, a exemplo do conteúdo das edições antecessoras em suas abordagens específicas. Reúne ainda as seções sob a batuta de colaboradores especialistas, com destaque para música, cinema, literatura, arte, viagem, gastronomia, curiosidades e legislação. E se na revista 38 contamos a história da cerveja, nesta o vinho é a bebida da vez, com direito ao roteiro do que é produzido no Paraná.

Na mensagem que abre a revista, intitulada “Viver e reviver os amigos”, o presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, faz uma reflexão sobre a pandemia e o aprendizado rico que se apresenta: “Valores como amizade, sabedoria, fé e desejar o bem ao outro somam e multiplicam a vida e a tornam um ciclo de paz. Por isso vejo neles o equilíbrio de grandes pessoas. Sem desespero, angústia ou outra má sensação. Completam o viver de maneira lúcida e com o sentimento de nascer a cada instante, como deve ser...”

Na série de convidativos artigos sobre o tema central, temos, entre outros, “O bebê inaugura a família”, “O nascer de uma mãe”, “O nascimento do apego”, “Nascer diferente: o luto do filho perfeito”, “Aquilo era eu”, “Sobre o uso prudente da biotecnologia e o respeito à dignidade humana”, “Ressignificar a vida”, “A canção da vida”, “O segredo da longevidade”, “E o paciente geriátrico, quando nasce", “Devir, Panta Rei e os renasceres", e “Nascer, morrer: o médico, os documentos e o Estado”. Reforçam o acervo: "O nascer de uma rua", que homenageia ilustre médico, incansável na luta pela valorização da Medicina, e a crônica "Eloi, o mágico HEloi, o herói das mantiqueiras e das araucárias", reverência a um grande mestre do mundo publicitário e parceiro de iniciativas em prol do bom nome da profissão médica.

A música tem especial atenção na edição. A seção “Guia de Bordo”, capitaneada pelo Prof. Paulo Marquetti, traz a seleção de músicas associadas à temática da edição, num passeio que pode ser conferido no Spotify, onde estão as “trilhas sonoras do Iátrico”. O Prof. Marquetti, aficionado e estudioso de música, também apresenta o capítulo “John Lennon 80 anos”, tributo ao ex-Beatles com uma análise de seu pensamento. “Metralhas, paixão pelas músicas dos Beatles” completa a seção. No artigo, o Prof. Valderílio Feijó Azevedo conta a história da mais famosa banda cover dos Meninos de Liverpool que já tivemos por aqui, com médicos entre os seus componentes, incluindo ele (autor do artigo).

Na coluna “Literatura e Medicina”, o Prof. Maurício de Carvalho fala “Dos nascidos em tempos líquidos”. O título refere-se à obra publicada pelo jornalista italiano Thomas Leoncini, focando entrevista que realizou com o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman pouco antes de sua morte, em 2017. Nosso colunista inclui a análise de outra obra, “O nascimento da clínica”, de Michel Foucault, para se aprofundar na questão evolutiva da melhor abordagem diagnóstica e a mudança de perfil dos pacientes.

A seção de arte traz “Para além da vida: o amor, a beleza e decrepitude”, onde o Prof. Valderílio Feijó faz análise da obra de Sandro Botticelli, que serviu de inspiração para ilustrar as capas das edições da trilogia Morrer-Viver-Nascer, temática que, aliás, surgiu ainda antes da pandemia que assusta o mundo. O artigo conta um pouco da história do artista (1445-1510) e além de exibir a pintura completa de “O nascimento de Vênus”, ainda traz ilustração do autorretrato de Botticelli e de “A Natividade Mística”, de 1500-1501, a única obra assinada pelo artista e que está exposta na Galeria Nacional de Londres.

A seção Viagem traz o artigo “O legado de Cora”, de autoria da Dra. Hellen Mary de Carvalho, do Distrito Federal. Um pouco de quem foi, como e onde viveu e a referência à grandiosa obra da poetisa Cora Coralina, nascida Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, que faleceu em 1985, aos 95 anos, logo depois de tornar-se membro da Academia Goiana de Letras e receber o grande prêmio de crítica da Associação Paulista de Crítica de Arte, o troféu Juca Pato. A autora também registra em imagens da rica arquitetura barroca da cidade onde Cora viveu.

“No escurinho do cinema” é a coluna que nos brinda o cinéfilo Isaias Dichi, também médico e professor da UEL. Em sua seleção de filmes para “ver e rever”, ele faz incursão a partir de roteiros correlacionados à temática da edição da revista Iátrico. “Os 7 de Chicago”, “Crimes de Família”, “Rede de Ódio”, “Mank”, “Ava”, “O melhor está por vir”, “Columbus Circle”, “Paterson”e “Reviravolta” são os filmes recomendados pelo Dr. Dichi, que nesta edição teve o reforço do crítico de cinema Marcio Sallem para focar em minisséries. E a estreia dele foi com “Faz de conta que NY é uma cidade”.

Na coluna “Receita de Doutor”, o médico José Clemente Linhares apresenta um "prato" que há meio século faz sucesso num dos mais tradicionais restaurantes do bairro italiano de Santa Felicidade, em Curitiba. A receita de “Canelone Romeu e Julieta” quem passa é a própria criadora, D. Flora Madalosso, que ainda conta um pouco da história do prato e da família na gastronomia. Foi a partir de uma médica, familiar de D. Flora, que nosso colunista captou a dica.

Na reportagem especial, o Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, nos conta um pouco da história do vinho e das vinhas. E com direito a contar sobre as 10 bebidas premiadas no Brasil e o roteiro do vinho no Paraná, hoje ocupando lugar de destaque no cenário nacional.

Na seção de curiosidades contamos a história do “Zequinha”, personagem paranaense que nasceu com as balas e que acaba de renascer pelas mãos do artista plástico Nilson Mûller, “Bicho do Paraná”, que desenha desde os 12 anos e agora chega aos 80 e merece esta homenagem. Como disse um dia o saudoso historiador Valêncio Xavier, “não existe nada mais curitibano que Dalton Trevisan e a Bala Zequinha”.

No nosso decálogo da edição, “Os 10 nascimentos que mudaram a Medicina”, num resgate histórico do Dr. Carlos Sperandio Junior, do Conselho Editorial. E para encerrar a edição, na contracapa, uma bela imagem fotográfica do Sul, num amanhecer captado pelo fotógrafo paranaense Albari Rosa e que nos remete à convicção de que “nada pode derrotar o Sol o a esperança”. É o que os editores e colaboradores desta revista desejam na construção de um amanhã de melhores perspectivas e para o qual é relevante o papel que o médico vem desempenhando com coragem e dedicação.

Enriquecendo o conteúdo das páginas, a revista traz algumas orientações éticas nas "tirinhas" de Palavras de Mestre, Do Caderno Verde e Aforismos, inspiradas nas provocações aos leitores lançadas pelo editor-fundador da revista, o Professor João Manuel Cardoso Martins (in memoriam), autor ainda de obras como "Jaculatórias, dicas para o dia a dia do médico" e "Primeiras Impressões - Iátrico em Perspectiva".

CONFIRA VERSÃO CIENTÍFICA DA REVISTA 39, NASCER. 

Todas as edições da revista Iátrico podem ser conferidas no Portal. Acesse aqui.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios