13/07/2010

No País, 38 operadoras têm metade dos clientes


Das 1.549 operadoras de planos de saúde em atividade no Brasil, 38 detêm 50,2% dos 42,8 milhões de beneficiários. Duas delas atendem a 10,3% dos clientes de todo o País. A concentração no mercado de planos privados aumenta na medida em que empresas encerram atividades - entre 2004 e 2009, o número de operadoras com registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) caiu 22%.

Esses dados fazem parte do boletim sobre o desempenho do setor em 2009 que a ANS divulgou ontem (12). No ano anterior, 43 empresas detinham 50,9% dos clientes. Para a advogada Juliana Ferreira, do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), a concentração do mercado prejudica os beneficiários, por conta da redução da concorrência. "É importante intensificar a regulação por parte da ANS", afirmou.

Para o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), Arlindo de Almeida, o aumento da concentração era esperado. "É um mercado de risco. As empresas precisam de muitos associados para fazer frente à receita limitada e os custos altos", afirmou.
Segundo ele, a concentração é ainda maior, pois há operadoras que compraram concorrentes, mas continuam atuando com as duas marcas. "Achamos péssima a concentração. Pequenas e médias empresas regionais, que têm custos menores, devem ser preservadas."


Fonte: href="http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100713/not_imp580324,0.php" target="_blank">O Estado de São Paulo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios