14/05/2019

No Paraná, CRM e OAB estreitam laços em defesa das profissões e seu melhor à sociedade

Qualidade na formação encabeça rol de preocupações comuns das entidades; iniciativas conjuntas no campo da educação continuada podem ser incrementadas

O presidente da OAB-PR, Cássio Lisandro Telles, recebeu em audiência na tarde desta terça-feira (14), representantes do CRM-PR. O alinhamento de objetivos comuns na interface entre Direito e Medicina e o fortalecimento das instituições na defesa dos interesses dos profissionais e da sociedade estiveram em análise. Algumas ações conjuntas devem ser colocadas em prática brevemente, em especial as relativas à educação continuada, como firmado na reunião que teve lugar na Sede da Ordem em Curitiba.

clique para ampliarclique para ampliarRepresentantes do Conselho em reunião com presidente da OAB-PR (centro). (Foto: Roberta Ling/OAB-PR)

Representaram o Conselho de Medicina o seu presidente, Roberto Issamu Yosida, o secretário-geral Luiz Ernesto Pujol e o tesoureiro Fábio Luiz Ouriques, além dos advogados Antônio Celso Cavalcanti de Albuquerque e Martim Afonso Palma e o jornalista Hernani Vieira. O presidente do CRM-PR fez entrega de documento destacando as intenções de parcerias que resguardem o necessário zelo no papel regulatório e de controle ético das profissões. O Paraná tem mais de 27,5 mil médicos e aproximadamente 70 mil advogados ativos.

Acreditação no aparelho formador

A abertura indiscriminada de escolas e a qualidade da formação é uma preocupação de ambas as instituições, como manifestado pelos dirigentes. O presidente do CRM-PR falou sobre a multiplicação de escolas em todo o País e se referiu ao Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme), como importante um instrumento de avaliação de cursos de medicina, sobretudo porque a aderência é dos próprios centros formadores. Como explicou Roberto Yosida, o modelo é capitaneado pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e já conta com 32 escolas acreditadas (de um total de 336 no país), sendo duas do Paraná (PUCPR e Positivo) entre as 22 existentes e que oferecem 2.239 vagas de ingresso.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Cássio Lisandro Telles (esq.) na recepção aos dirigentes do Conselho.. (Foto: CRM-PR.)

O presidente da Ordem dos Advogados, por sua vez, destacou que o Paraná desenvolve estudos para aperfeiçoar o modelo de desempenho que hoje é desenvolvido pelo Conselho Federal da OAB, o Selo de Qualidade OAB Recomenda. Esta certificação, que no início do ano alcançou 161 instituições de ensino superior, sendo 16 delas paranaenses, é outorgada a cada três anos e leva em conta a aprovação dos alunos no Exame de Ordem e o seu desempenho no Enade. De acordo com Cássio Lisandro Telles, o novo modelo propõe reduzir o peso do rendimento do aluno na prova, em equilíbrio com o que a escola oferece.

Algumas iniciativas conjuntas no campo de atualização de conhecimento que são realizadas entre médicos, advogados, outros operadores do Direito e ainda estudantes foram lembradas pelos dirigentes, como os julgamentos éticos simulados que tem sido levados às várias regiões do Estado. Há o interesse comum de que tais ações sejam incrementadas, como destacou o presidente do CRM-PR. Judicialização na Medicina, perícias médicas, ações de responsabilidade civil e campanhas de prevenção na saúde e de respeito aos direitos cidadãos foram outros assuntos abordados na conversa.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios