31/05/2010

No RS entidades médicas unidas cobram regulamentação da lei antifumo


Cremers, Simers e Amrigs promoveram o 1º Fórum Fumo Zero na última sexta-feira, dia 25, que contou com a participação de representantes da defensoria pública, do parlamento e da classe médica, entre outros setores da sociedade. Foi realizada uma ampla e profunda abordagem das principais questões que envolvem o tabagismo e suas consequências para a saúde pública.

No final do encontro, realizado no Cremers, o coordenador do programa Fumo Zero, da Amrigs, Luiz Carlos Corrêa da Silva, leu o manifesto das três entidades no qual é cobrada a regulamentação urgente da lei estadual antifumo. O documento foi assinado pelos presidentes Cláudio Franzen, Paulo de Argollo Mendes e Dirceu Rodrigues.

Quase sete meses depois de ser sancionada pela governadora Yeda Crusius, a Lei 13.175/08, do deputado Miki Breier, ainda aguarda a definição de regras para sua aplicação. As entidades médicas querem a extinção de locais específicos para fumantes em ambientes coletivos fechados, fiscalização efetiva e punição no caso de infração, seguindo o exemplo de São Paulo, que aboliu o cigarro de ambientes fechados, e também de Pelotas.

Por relevantes serviços prestados à luta contra o tabagismo, foram homenageados com uma placa os médicos Aloísio Achutti, Luís Halty e Ana Menezes. Os parlamentares que se destacam nessa área também receberam homenagens da coordenação do evento: deputado estadual Miki Breier, e os vereadores João Carlos Nedel e Beto Moesch.


Fonte: Assessoria de Imprensa do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul - CREMERS

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios