27/05/2010

Nota de falecimento: Prof. Dr. Ruy Noronha Miranda

O Conselho Regional de Medicina do Paraná manifesta a posição de profundo pesar da classe médica pela morte do Prof. Dr. Ruy Noronha Miranda, um dos pioneiros da medicina paranaense. O médico morreu no fim da tarde desta quinta-feira, dia 27 de maio, e o corpo será velado na Capela da Luz (n.º 4) do Cemitério Municipal de Curitiba por volta da meia noite. O sepultamento está programado para amanhã, dia 28, às 16h30.

O Prof. Ruy Miranda formou-se em 1938 na Universidade Federal do Paraná e foi um dos fundadores do Conselho Regional de Medicina há 52 anos, além de integrar o primeiro grupo de conselheiros da entidade médica. Também foi um dos primeiros médicos a receber o Diploma de Mérito Ético-Profissional do CRMPR e participou do vídeo motivacional "Valeu a pena ser médico", editado pelo CRMPR em 2004.

O Dr. Ruy Noronha Miranda sempre chamou a atenção por sua disposição e prestigiamento da categoria médica, e tem em seu histórico a participação presencial em todas as eleições do Conselho, depois de sua fundação em 1958. Em agosto de 2008, o médico fez uma demonstração de civismo à profissão médica e de respeito à entidade de classe participando da votação presencial para eleger os atuais conselheiros efetivos e suplentes (Gestão 2008/2013). Na ocasião, fez questão de mostrar as anotações na carteira profissional (original), que leva o número 254, indicando sua participação em todas as eleições realizadas ao longo da história.

Ainda este ano, em 23 de janeiro, o Prof. Dr. Ruy Noronha Miranda compareceu na sede da "Casa do Médico" para fazer o recadastramento e iniciar o processo para obtenção da nova carteira médica, a ser emitida pela Casa da Moeda do Brasil. Na ocasião, cumprimentou o presidente do CRMPR, Miguel Ibraim Abboud Hanna Sobrinho, o qual enalteceu o exemplo dado pelo iminente professor como forma de incentivo aos colegas para participar do processo de recadastramento. A ação visa atualizar o cadastro nacional dos médicos, conhecer melhor a distribuição dos profissionais no País e combater fraudes e o exercício ilegal da atividade.

Ruy Noronha Miranda fundou o Serviço de Dermatologia do Hospital de Clínicas da UFPR na década de 60 e - juntamente às suas atividades de médico, professor, escritor e filósofo - dedicou sempre um interesse particular ao estudo da hanseníase, possuindo avantajado número de produções a este respeito. O médico dermatologista e infectologista, que completaria 96 anos no próximo dia 29 de julho, foi fundador e presidente honorário da Fundação Pró-Hansen, onde comparecia praticamente todas as tardes para dar a sua contribuição ao trabalho. Ele ocupava ainda a cadeira n.º 25 da Academia Paranaense de Letras e também escrevia uma coluna semanal no jornal Gazeta do Povo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios