09/03/2012

Nota de falecimento: Yakiho Matsuura Sato

Yakiho Matsuura Sato recebeu homenagem do Conselho de Medicina das mãos das netas médicas Daniela Sato Hasegawa Tanaka e Juliana Sato Hasegawa, em 2008.



É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina comunica o falecimento de Yakiho Matsuura Sato, ocorrido em 21 de fevereiro, aos 89 anos. A médica, primeira descendente de japoneses a se tornar médica no Paraná, recebeu do CRM-PR a homenagem "href="https://www.crmpr.org.br/lista_ver_noticia.php?id=2128" target="_blank">Determinação".


História

Mais conhecida como doutora Neli, a médica foi admitida no curso da Universidade Federal de do Paraná, na década de 1940. A formatura foi em 1952. Não bastasse ter seguido um caminho pouco almejado pelas mulheres da época, Neli se casou bem mais tarde do que o usual na sua geração. Aos 29 anos, casou-se com o também médico Jorge Sato, que conhecera na universidade. Os dois começaram a vida profissional em Maringá, onde atendiam os pacientes na própria casa. Jorge foi um dos fundadores do Hospital São Francisco, em Maringá, em 1953. Depois de passar pela Câmara Municipal, com dois mandatos de vereador pela UDN (1956 - 1964), ele foi eleito deputado estadual em 1966 e o casal se mudou para Curitiba. Neli deixou então o consultório. Depois de três mandatos, o casal se transferiu para Londrina, para aproveitar a aposentadoria ao lado dos netos. Jorge faleceu em 2006. Neli deixa uma filha, quatro netas e dois bisnetos.


Com informações da href="http://www.gazetadopovo.com.br/falecimentos/conteudo.phtml?tl=1&id=1231591&tit=A-primeira-descendente-de-japoneses-a-se-tornar-medica-" target="_blank"> Gazeta do Povo.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios