05/08/2020

Nota de pesar: Dr. Arnaldo Feitoza Alves, um dos médicos pioneiros de Telêmaco Borba

Natural de Pernambuco, onde se formou em 1965, chegou aos Campos Gerais chamado pelo irmão Aulino, também médico e que ali se instalou quase uma década antes e fundou a Casa de Saúde Dr. Feitosa

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico Dr. Arnaldo Feitoza Alves (CRM-PR 1.724), que faz parte das raízes do Hospital Instituto Doutor Feitosa, a antiga Casa de Saúde Dr. Feitosa, instituição que precede a criação do município de Telêmaco Borba. Ele tinha 83 anos e faleceu na manhã desta quarta-feira (5). Integrante de família de grande influência no desenvolvimento da região, era irmão do pioneiro Dr. Aulino Feitosa Alves, e ainda de Auristela Feitosa Torres e de Alberto Feitosa Alves. Casado com D. Mércia, o Dr. Arnaldo também era pai do atual diretor técnico do Hospital, o Dr. Arnaldo Braga Feitoza, e ainda de Adriana, Juliana e João. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Arnaldo com o filho médico, na solenidade do Dia do Mëdico de 2015, quando foi homenageado. (Foto: CRM-PR)

Natural de Pesqueira, Pernambuco, onde se formou pela Universidade Federal daquele estado, ele veio para o interior do Paraná em 1965, trazido pelo irmão, o Dr. Aulino Feitosa Alves (CRM-PR 950), que havia se instalado em 1957 no então distrito de Cidade Nova, município de Tibagi, onde construiu a Casa de Saúde Dr. Feitosa. O Dr. Arnaldo inscreveu-se no Conselho de Medicina do Paraná em janeiro de 1966. Na solenidade do Dia do Médico de 2015, logo após encerrar suas atividades profissionais, ele foi distinguido pelos 50 anos de trabalho ético, recebendo o Diploma de Mérito. Quem fez a entrega da comenda foi seu filho médico, que o sucedeu na direção do IDF.

O Instituto lamentou a perda e destacou que o Dr. Arnaldo chegou ao município em 1965 e desempenhou suas atividades “com muito humanismo e amor a profissão por 50 anos”. Na nota, assinala que “é com profundo pesar que comunicamos o falecimento do grande e eterno membro de nossa instituição, Dr. Arnaldo Feitoza Alves. Nascido em 1937, fez parte das raízes do Hospital IDF e com a sua dedicação e competência escreveu com linhas de ouro relevante parcela da história da cidade, da medicina local, além de ser patriarca de produtivo tronco familiar. Deixamos, em nome de todos os elos da equipe IDF, nossas mais sinceras condolências à família, em especial ao Dr. Arnaldo Braga Feitoza, diretor técnico deste hospital, que com integridade e inteligência luta dia após dia, na esteira dos passos de seu pai, pela saúde de nossa cidade. Telêmaco Borba, 05 de agosto de 2020. Diretorias, Gerência, Coordenações e Equipes de Colaboradores do IDF.”

Ao receber a notícia, o prefeito de Telêmaco, o também médico Dr. Marcio Matos, que por longos anos atuou ao lado Dr. Arnaldo, lamentou profundamente a perda do amigo. "Uma notícia muito triste, perder um amigo como o Dr. Arnaldo; seu irmão Dr. Aulino a pouco nos deixou também. Foram pioneiros na saúde aqui da região e prestaram serviços grandiosos. Os sentimentos à família. O legado deixado por ele e o irmão ficarão para sempre", expressou. Profissionais de saúde e munícipes utilizaram-se das redes sociais para render-lhe homenagem pelos relevantes serviços prestados. Uma das últimas participações em público ocorreu no dia do médico no ano passado, o qual foi homenageado com lugar de honra na galeria dos profissionais que mais tempo dedicaram seus préstimos em defesa da saúde da municipalidade.

O pioneiro Dr. Aulino Feitosa Alves, também formado pela Universidade de Pernambuco e que se registrou no CRM-PR em novembro de 1960, faleceu em 4 de janeiro do ano passado. Saiba mais aqui.

Cardiologista de Curitiba

O CRM-PR também expressa suas condolências aos familiares e amigos do médico Dr. Muriel Lopes (CRM-PR 963), que era especialista em cardiologia. O médico, de 84 anos, faleceu no sábado (01/08) em sua residência, em Curitiba, onde residia e concentrou sua carreira profissional. Tinha registro no CRM desde 1960. Em 2009 ele foi homenageado pelo Conselho, na passagem do Jubileu de Ouro. Recebeu o Diploma de Mérito Ético pelo histórico exemplar. A cerimônia de despedida ocorreu no domingo (2), no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios