11/09/2019

Nota de pesar: Dr. Diether Henning Garbers (CRM-PR 187), pediatra com 66 anos de formado

Ex-conselheiro do CRM-PR e ex-presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, tinha 90 anos incompletos e deixa filhos, noras e netos médicos

O Conselho Regional de Medicina, juntamente com a Sociedade Paranaense de Pediatria, Associação Médica do Paraná, Academia Paranaense de Medicina e Academia Paranaense de Pediatria, registra com pesar o falecimento do pediatra Dr. Diether Henning Garbers (CRM-PR 187) ocorrido nesta quarta-feira (11) em Curitiba, onde nasceu e sempre viveu e trabalhou. Expressiva liderança médica, deixa legado de exemplo de dedicação e zelo ético, que se traduz em inúmeras condecorações que recebeu. Foi conselheiro do CRM-PR de 1968 a 1973 e presidente da Sociedade de Pediatria em dois períodos (1965 a 1994), sendo autor, dentre outras obras, do livro “Uma história da pediatria no Paraná”.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Diether com os dois filhos médicos, ao receber o Diploma de Mérito Ético, em 2003. (Foto: CRM-PR)

O Dr. Diether tinha 90 anos incompletos (faria em 30 de janeiro). Era casado com D. Carmen Regina Zaina Garbers e deixa, dentre os filhos, os médicos Drs. João Carlos Garbers (CRM-PR 8564), especialista em cirurgia pediátrica, e Luiz Henrique Garbers (9489), especialista em pediatria e neonatologia. Além de noras médicas e ligadas à especialidade, também deixou netos que seguiram seus passos na profissão. O Dr. Diether faleceu em sua residência e o corpo será velado na capela 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula. O sepultamento está marcado para 10h desta quinta-feira (12).

Ao dirigir as condolências aos familiares e amigos do médico, o CRM-PR destaca que em 2003 ele foi distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional, na passagem do Jubileu de Ouro. Formado em 1953 pela Universidade Federal do Paraná, ele foi um dos primeiros médicos a se inscrever no Conselho do Paraná, em agosto de 1958. Em 2009, ele foi homenageado pela Associação Médica do Paraná, que lhe conferiu diploma como Destaque da Medicina em Prática Médica. A solenidade ocorreu no Dia do Médico, na sede do CRM-PR. Em 2011, na passagem do Dia do Pediatra (27 de julho), recebeu a Comenda Dr. Plínio de Mattos Pessoa, por ser destaque na área de Pediatria Clínica. Na solenidade do Dia do Médico de 2018, novamente a SPP prestou-lhe reverência, sendo representado na ocasião por um dos filhos médicos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Diether em 2009, quando foi homenageado pela Associação Médica. (Foto: CRM-PR)

 “O Dr. Diether formou vários discípulos. Era exemplo de competência, lealdade, honestidade e sensibilidade para com os seus pares, amigos e, em especial aos pacientes. Aos seus familiares, os pediatras paranaenses desejam força neste momento de dor, na certeza de que o Dr. Diether já cumpre uma nova missão”, registrou a Sociedade de Pediatra, que não deixou de exaltar o seu envolvimento como decisivo para a construção da atual sede, consumada nas gestões dos Drs. Nelson Augusto do Rosário e Wilmar Mendonça Guimarães. Em sua homenagem, foi erguido um espaço gourmet intitulado “Diether Garbers”.

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, lamentou a perda, assim como os ex-presidentes Luiz Ernesto Pujol, Wilmar Mendonça Guimarães e Maurício Marcondes Ribas, estes pediatras. “O Dr. Diether dedicou grande parte de sua vida às causas médicas, em especial à pediatria e à sociedade de especialidade. Médico culto, ser humano ímpar. Uma grande perda para todos nós. A medicina está enlutada”, manifestou o Dr. Wilmar Guimarães, vice-presidente do CRM.

O conselheiro Luiz Ernesto Pujol, atual secretário-geral do CRM-PR e que integrou várias gestões da Sociedade Paranaense de Pediatria, fez a seguinte declaração: O Dr. Diether foi exemplo de dedicação e fraterno amor às crianças e adolescentes de várias gerações de paranaenses, assim como de todos os colegas pediatras que com ele tiveram o privilégio de conviver".

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios