27/02/2019

Nota de pesar: Dr. Francisco Bujardão Martins (CRM-PR 2426)

Gineco-obstetra foi um dos pioneiros em sua especialidade na Lapa, onde atuou por quase meio século na Maternidade Municipal Humberto Carrano

Um dos primeiros gineco-obstetras da Lapa, responsável por milhares de partos, o Dr. Francisco Bujardão Martins (CRM-PR 2426) faleceu na última terça-feira (26) no Hospital Pilar, em Curitiba, onde estava internado. O corpo foi velado na Câmara Municipal da Lapa e sepultado nesta quarta (27), com grande acompanhamento e a decretação de luto pela municipalidade. Ele tinha 77 anos e era casado com D. Aliciene Rosa de Castro Martins. O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra o seu pesar pelo falecimento do ilustre médico, que na solenidade do Dia do Médico de 2018 havia sido condecorado com o Diploma de Mérito Ético-Profissional por ter completado 50 anos de atividades cumpridas de forma exemplar. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Francisco e o conselheiro Fernando Abib, na solenidade do Dia do Médico de 2018. (Foto: CRM-PR)

Natural de Graça (SP), onde nasceu em 23 de dezembro de 1941, passou a infância em Bela Vista do Paraíso e Santa Mariana e fez o ensino médio em Jacarezinho. Dr. Francisco formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1968, tendo logo depois feito residência em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital de Clínicas. Atuou em Kaloré e Jaguapitanga (PR) antes de se radicar na histórica Lapa, onde passou a atuar na Maternidade Municipal Humberto Carrano, inaugurada havia poucos anos. Era diretor técnico da instituição, onde preestou serviços por mais de 48 anos e também chegou a ocupar a presidência da Comissão de Ética. Ele foi o responsável pelo primeiro parto cesáreo na Lapa, em 11 de abril de 1970. Falava com orgulho dos atendimentos realizados no hospital, atendendo inclusive pacientes de municípios como Rio Negro, Campo do Tenente e Fazenda Rio Grande. Desde 2003 a maternidade tem o selo do Hospital Amigo da Criança pelo incentivo e apoio ao aleitamento materno.

Na solenidade do Dia do Médico, realizada em 1º de outubro de 2018, o Dr. Francisco Martins recebeu o Diploma de Mérito Ético e o cristal simbolizando a Medicina pelas mãos do conselheiro Fernando Abib. O ginecologista também já tinha recebido várias outras homenagens na Lapa, incluindo a Comenda Tropeiro, em 2016, pelo Instituto Histórico e Cultural.

Acesse o link abaixo para conhecer um pouco mais da trajetória do Dr. Francisco.

https://www.youtube.com/watch?v=3vSsY9pQVcU

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios