17/04/2020

Nota de pesar: Dr. Hélio Renato Lechineski, cirurgião de Santo Antonio da Platina

Médico tinha 72 anos, 46 de profissão e era delegado e um dos fundadores da Dereg do Conselho de Medicina da região; deixa esposa e dois filhos, um deles seguindo também a Medicina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. Hélio Renato Lechinewski (CRM-PR 4008), cirurgião geral, membro da Academia Paranaense de Medicina e um dos fundadores e delegado da Regional do CRM-PR em Santo Antonio da Platina. Ele tinha 72 anos de idade e mais de 46 de profissão, tendo dedicado toda a sua carreira profissional à região do Norte Pioneiro. Ele faleceu ao final da tarde de quinta-feira (16) na UTI da Santa Casa de Jacarezinho, onde se encontrava em tratamento desde o dia 25 devido a uma pneumonia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Hélio, primeiro médico do Norte Pioneiro a integrar a Academia. (Foto: Arquivo)

O médico, natural de Quatiguá (PR), deixa viúva D. Guiomar e dois filhos, a advogada Renata e o também médico Dr. Yuri David Lechinewski (CRM-PR 26.613). O corpo foi trasladado para Curitiba. O velório ocorre das 13 às 15h na Capela Diamont, da Vaticano, sendo que a cerimônia de despedida, reservada aos familiares, ocorrerá logo depois no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré. As condolências da classe médica aos familiares e amigos e o reconhecimento ao legado de dignidade e ética que deixa. Também a Academia Paranaense de Medicina manifestou solidariedade aos familiares.

No início da manhã desta sexta-feira, o diretor da Dereg de Santo Antonio, Dr. José Mário Lemes, fez o comunicado: “É com muita tristeza que comunico o falecimento do Dr Hélio Renato Lechiniewisch, ocorrido no final da tarde de ontem. Que Deus conforte seus familiares!”. O vice-diretor, Dr. Celso Aparecido de Oliveira, reforçou: “Hélio um colega íntegro, ético, com grande caráter e qualidades ímpares. Um colega e amigo. Tristeza”. O presidente do Conselho, Roberto Yosida, também se manifestou lamentando a perda de colega exemplar no exercício da atividade participativo nas ações em prol da Medicina e daqueles que a exercem com dignidade.

clique para ampliarclique para ampliarO médico era delegado da Dereg de Santo Antonio, da qual foi um dos fundadores. (Foto: Arquivo)

Nascido no Norte Velho, o Dr. Hélio formou-se na Faculdade de Campos, no Rio de Janeiro, “tendo iniciado sua jornada vitoriosa morando num quarto do antigo Hotel Municipal, atualmente Palácio do Comércio, no centro platinense”, como citado em reportagem publicada nesta data pelo NP Diário homenageando o médico. Ele fez pós-graduação e se especializou em cirurgia, fazendo os pioneiros procedimentos no Hospital Nossa Senhora da Saúde, à época administrado por irmãs religiosas. Há quatro anos, em entrevista ao mesmo veículo e às vésperas de ser distinguido com o título de acadêmico honorário da Academia Paranaense de Medicina, alcançando pela primeira vez um médico da sua região, ensinou: “Em todas as nossas atividades temos que participar e fazer a diferença”.

Como descrito por veículos de comunicação de sua cidade, o Dr. Hélio, em 1983, foi o responsável pela primeira laparoscopia ginecológica na região ‑ cirurgias de acesso abdominal minimamente invasivas. Na sequência, como havia muitas mortes de recém-nascidos, principalmente de mães pobres vindas da chamada Vila Quarenta (hoje, Santa Terezinha), fez um cadastro e começou a realizar laqueaduras a preços simbólicos, para não dizer que fazia de graça e o índice de mortes caiu de maneira expressiva. “Tenho que agradecer a Deus, a minha família e amigos que me ajudaram na evolução no ambiente em que vivi, que teve uma evolução positiva, isso é gratificante e me sinto realizado”, afirmou o cirurgião, símbolo de dignidade profissional, exemplo de bom pai, avô e grande amigo”, declarou em sua entrevista.

O Dr. Hélio chegou a ser testado duas vezes para Covid-19, mas deu negativo. De acordo com familiares, sua saúde tinha ficado debilitada devido a sequela de acidente automobilístico ocorrido há quase 10 anos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios