04/10/2019

Nota de pesar: Dr. João Medeiros Braga Júnior (CRM-PR 2187), otorrinolaringologista

Formado em 1967, em janeiro do ano passado foi homenageado pelo Jubileu de Ouro; faleceu aos 80 anos em Cascavel, onde concentrou grande parte de sua carreira profissional

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico otorrinolaringologista João Medeiros Braga Júnior (CRM-PR 2187), ocorrido na madrugada desta sexta-feira (4), em Cascavel, onde residia e concentrou grande parte de sua carreira profissional. Dr. Braga, como era conhecido, iria completar 80 anos em dezembro. O velório está sendo realizado na capela B da Acesc e o sepultamento será realizado à tarde no Cemitério Cristo Redentor, em Cascavel.

Formado em dezembro de 1967 pela Católica do Paraná, o Dr. Braga integrou a diretoria da Associação Médica de Cascavel, além de participar da Academia Cascavelense de Letras. Em janeiro do ano passado, o CRM-PR conferiu-lhe o Diploma de Mérito Ético-Profissional e o Cristal Comemorativo da Medicina, pela passagem dos 50 anos de graduação e histórico de trabalho exemplar. A entrega das comendas ocorreu na noite de 19, em seu apartamento, em Cascavel, onde recebeu o então presidente do CRM-PR, Wilmar Mendonça Guimarães, o presidente e o vice da Associação Médica de Cascavel, Jorge Luiz dos Santos e Márcio Eduardo Ouriques Couto.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Braga com a esposa e os médicos Márcio Edurado, Wilmar Guimarães e Jorge Luiz. (Foto: Arquivo)

O Dr. Braga

Descendente de portugueses, o Dr. João Medeiros Braga Junior (CRM-PR 2187), ou Dr. Braga como era mais conhecido, nasceu em dezembro de 1938 em Campo Grande, subúrbio do Rio de Janeiro. Estava no Exército quando foi transferido para Curitiba e iniciou o curso de Medicina. Em 1968, logo depois de se formar, foi trabalhar em Francisco Beltrão e também em Capanema, onde arrendou um hospital.

Depois de quase uma década, voltou ao Rio de Janeiro para fazer em residência em otorrinolaringologia. Com o título, foi trabalhar em Campo Grande (MS), onde inclusive foi professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Após 14 anos, mudou-se para Cascavel, região onde passou a atuar e onde reencontrou muitos amigos.

Com destacada participação nas causas médicas, também integrou a diretoria da Associação Médica de Cascavel. Poeta, integrou a Academia Cascavelense de Letras. Confira aqui entrevista que o Dr. Braga concedeu à revista Saúde News, de Cascavel.

Poesia

Quando da homenagem ao Dr. Braga, o então presidente do CRM-PR, Wilmar Guimarães, entregou-lhe uma poesia que fez especialmente para ocasião e que reproduzimos:

 

DR. BRAGA

Um grande amante da poesia

Da cidade um dos pioneiros

Tratando otite surdez e afasia

A tantos deu futuro alvissareiro

E à ética de sempre deu primazia

Da profissão tem sido o guerreiro

Seu pé de valsa a todos extasia

Com o orgulho do mundo inteiro

Homenageamos com tal alegria

O destacado colega João Medeiros

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios