26/09/2020

Nota de pesar: Dr. Ubirajara de Azevedo (CRM-PR 750), um dos médicos pioneiros de Guarapuava

Ele tinha 88 anos de idade e 66 de formação médica. Responsável por centenas de nascimentos na região onde residia, em 2005 ele foi homenageado com o Diploma de Mérito Ético

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. Ubirajara de Azevedo (CRM-PR 750), um dos médicos pioneiros de Guarapuava, no Centro-Oeste. Ele tinha 88 anos e faleceu na noite de 25 de setembro em sua casa. Estava com a saúde bastante debilitada e há anos lutava contra o Mal de Parkinson. Como era sua vontade, o corpo foi transladado para Curitiba e sepultado no Cemitério do Água Verde.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Ubirajara e a filha, Dra. Patrícia, na solenidade do Dia do Médico de 2005. (Foto: CRM-PR)

Formado em 1954 pela UFPR, o Dr. Ubirajara registrou-se no Conselho de Medicina em 13 de julho de 1959. Em 2005, após ter completado 50 anos de formado com histórico exemplar, foi homenageado pelo CRM, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional em solenidade alusiva ao Dia do Médico. Na ocasião, recebeu a comenda pelas mãos da filha médica, a homeopata Dra. Patrícia Marques de Azevedo (CRM-PR 8302).

Em 2003, o médico tinha recebido o título de cidadão honorário de Guarapuava, cidade onde concentrou toda a sua carreira profissional, sendo responsável pelo nascimento de centenas de crianças na região. Atuando como gineco-obstetra, teve participação ativa nas atividades do Hospital São Vicente de Paula, que começou a ser planejado no início do século passado e em 1923 completará o centenário de inauguração. Atuou na instituição ao lado de colegas pioneiros como os Drs. Piragibe de Araújo, Dr. Antônio Loiola de Macedo, Dr. Miguel Bohomoletz, Dr. Otto Rickli e Dr. Eloy Pimentel,

O Dr. Ubirajara também foi homenageado pelo Rotary Club de Guarapuava, do qual teve atuação destacada. Também era pai do empresário Carlos de Azevedo, presidente da Sociedade Rural de Guarapuava. As condolências aos familiares e amigos.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios