12/02/2018

Nota de pesar: Dra. Aglaé Taborda Ribas Dutra

Ela tinha 93 anos e era filha do escritor Vasco Taborda Ribas e mulher de professor pioneiro de Londrina

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento da médica Dra. Aglaé Taborda Ribas Dutra (CRM-PR 591) . Ela faleceu no domingo (11) em Curitiba, aos 93 anos. O corpo foi velado na Capela Vaticano e a cerimônia de despedida ocorreu no final da tarde, no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré, Grande Curitiba. Formada em 1952 pela Universidade Federal do Paraná, a médica era especialista em ginecologia e obstetrícia e em 2003 foi homenageada pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional na passagem do Jubileu de Ouro. As condolências da classe médica aos familiares e amigos.
O histórico familiar da médica tem profunda identidade com o desenvolvimento do Paraná. O pai, Vasco José Taborda Ribas, foi advogado, promotor público, escritor, jornalista e afamado linguista. Chegou a fundar e dirigir diversos jornais e revistas e integrou a União Brasileira de Trovadores, a Academia de Letras José de Alencar, a Academia de Letras do Paraná e o Centro de Letras Paraná.  Ele faleceu em 1997, aos 88 anos. O marido da Dra. Aglaé, Luiz Verges Dutra, era de Curitiba e se tornou o primeiro professor de Londrina, ao lado do colega Remy Duszazck. Ambos têm relevância na expansão social e cultural daquela região do Paraná.
A Dra. Aglaé foi a primeira médica da Casa do Pequeno Jornaleiro de Curitiba, importante projeto de inserção social de menores. Durante muitos anos ela foi a responsável pelo Gabinete Médico, de  atenção à saúde dos adolescentes ali acolhidos, não se importando até mesmo com os deslocamentos noturnos. A função era de médico-tarefeiro e com vínculo à Secretaria de Saúde, à qual se dedicou grande parte de sua carreira. Há muitos anos estava afastada da Medicina. Ela também fez parte dos perseguidos políticos da repressão militar.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios