11/06/2019

Nota de pesar: Prof. Gabriel Paulo Skroch (CRM-PR 4276)

Filho de médico e pai de médico, ortopedista tinha 69 anos; sepultamento será realizado no Cemitério Municipal de Curitiba, às 11h desta quarta-feira (12)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico e professor de ortopedia e traumatologia Gabriel Paulo Skroch (CRM-PR 4276), ocorrido nesta terça-feira (11) no Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba. Natural de Curitiba, ele tinha 69 anos e estava afastado das atividades médicas e docência desde o final de 2017, devido a sequelas acidente pessoal que o deixou incapacitado. O corpo está sendo velado na capela 2 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba, onde ocorre o sepultamento às 11 horas desta quarta-feira (12).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Gabriel e esposa, na homenagem que recebeu em 2017 no HC/UFPR. (Foto: Arquivo)

Filho do também médico Dr. Stanislau Skroch, o Prof. Gabriel era casado com D. Elizabeth Olympia Kairalla Skroch e tinha os filhos Rodrigo e Ricardo, este também médico formado pela Universidade Positivo (CRM30.616) e que seguiu os passos do pai na especialidade. Os conselheiros manifestam as condolências aos familiares e amigos do colega, que compôs o quadro do CRM-PR no período de 1988 a 1993.

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, o Dr. Gabriel fez especializações em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital de Clínicas da UFPR (1977) e em Estratégia e Gestão Empresarial pela UFPR (2003), mestrado em Clínica Cirúrgica (1987) e doutorado em Clínica Cirúrgica, ambos pela UFPR. Ingressou na Universidade Federal do Paraná como professor colaborador em 1977, passando depois a professor associado. Foi coordenador das disciplinas de Traumatologia/Ortopedia (2001-2005 e 2007) e Atendimento Pré-Hospitalar (2001 a 2008) do curso de Medicina. Também foi professor titular da disciplina de Ortopedia e Traumatologia do Curso de Medicina Universidade Positivo - UP (2005/2010).

clique para ampliarclique para ampliarDr. Gabiel há um ano, na chegada do primeiro neto. (Foto: Arquivo.)

Em dezembro de 2017, após ter encerrado suas atividades, recebeu merecida homenagem do Hospital de Clínicas da UFPR, em agradecimento aos seus préstimos como médico e professor responsável pela formação de grande número de especialistas. Atuou em vários dos grandes hospitais de Curitiba, incluindo a Cruz Vermelha, onde faleceu, e a centenária Casa de Saúde São Francisco, que encerrou suas atividades há muitos anos.

Filho de pioneiro do CRM-PR

O CRM-PR também registra com pesar o falecimento do advogado Paulo Antonio Marques Munhoz, ocorrido na segunda-feira. Ele tinha 78 anos e era filho do Prof. Milton de Macedo Munhoz, o fundador e primeiro presidente do CRM-PR. A cerimônia de despedida ocorreu nesta terça (11). As condolências do Conselho à família.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios