01/07/2019

Nota de pesar: Prof. José Ephisio Bigarelli (CRM-PR 1293)

Médico anestesista, professor de duas escolas médicas e também escritor, ele foi o fundador da primeira clínica de queimados do Brasil; faleceu nesta segunda (1º) em Curitiba e deixa filho médico

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do médico, professor e escritor José Ephisio Bigarelli (CRM-PR 1293), ocorrido nesta segunda-feira (1º de julho) no Hospital Cruz Vermelha, em Curitiba. Ele tinha 84 anos e era casado com D. Ilza Camargo Bigarelli e pai do também médico anestesista Dr. Luiz Henrique Camargo Bigarelli (CRM-PR 13.025), com atuação em São Mateus do Sul.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Bigarelli, em foto de 2006. (Foto: Arquivo)

O corpo estará sendo velado nesta terça-feira (2) na capela 4 do Cemitério Parque Iguaçu, onde ocorre o sepultamento às 16h.

Natural de Jaú (SP), o Dr. José Ephisio Bigarelli formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em 1961, trabalhando os primeiros três anos como cirurgião e clínico, até se tornar especialista em anestesiologia. Em 2011 ele foi homenageado pelo Conselho de Medicina, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético-Profissional na passagem dos 50 anos de médico com histórico exemplar.

Foi professor da UPPR nas disciplinas de anatomia, fisiologia e farmacologia, tendo ainda integrado o corpo docente da Faculdade Evangélica de Medicina. Atuou como professor até a aposentadoria e também esteve vinculado a hospitais da Capital, exercendo funções técnicas e administrativas.

Além de médico e professor, também era escritor e fazia parte da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames). Dentre as suas obras publicadas estão “Temas em Anestesiologia” (1973), “A vida de Pedrinho” (2012) e “E Agora, Doutor” (2014).

As condolências da classe médica ao ilustre médico e professor, que foi o fundador da primeira clínica de queimados do Brasil, como destacado em homenagem da Câmara Municipal de Curitiba em maio de 2006, quando recebeu o título de Cidadão Honorário.

Quando da reverência, foram lembrados outros aspectos de sua trajetória, como a atuação no Hospital Evangélico desde a inauguração, chegando ao cargo de diretor-geral, o trabalho como anestesiologista em São Paulo e no DER, bem como no Hospital de Piraquara, Sanatório São Carlos, Instituto de Medicina, Hospital Erasto Gaertner, Hospital Modelo e Maternidade Nossa Senhora do Rocio, em Campo Largo.

Foi por interferência do Prof. Bigarelli junto ao Funrural, em 1972, que surgiu a primeira clínica de queimados, o “Liquinho”, com 60 leitos e que se tornaria referência na América Latina. Também foi diretor da Associação dos Hospitais do Paraná. No ano de 1990, inaugurou o Hospital de Cirurgia Plástica, a Lipoplastic.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios