20/01/2020

Nota de pesar: Prof. Luiz Edmundo Mercer (CRM-PR 1.777)

Ex-diretor do Departamento de Tocoginecologia da UFPR, descendia de família com fortes raízes no desenvolvimento de Tibagi e do Paraná. Em 2015 recebeu o diploma de mérito ético-profissional do CRM-PR pelos 50 anos de profissão

clique para ampliarclique para ampliarRecebendo o diploma de mérito ético do CRM-PR pelas mãos do conselheiro Dr. Linhares. (Foto: CRM-PR)
A medicina paranaense perdeu no último fim de semana o Dr. Luiz Edmundo Mercer (CRM-PR 1.777). Ele tinha 78 anos e faleceu em hospital de Curitiba no sábado, 18, com o sepultamento ocorrendo no domingo pela manhã no Cemitério Parque Iguaçu. Formado em 1965 pela Universidade Federal do Paraná, era especialista em ginecologia e obstetrícia. Foi professor da mesma UFPR, tendo sido o primeiro residente do Departamento de Tocoginecologia e, depois, o seu diretor no período de 1996 a 1998. Era casado com Heloisa Laura Mercer e deixa filhos e netos. As condolências da classe médica aos familiares e amigos do ilustre profissional, que em 2015 havia sido homenageado pelo CRM-PR, que lhe conferiu o Diploma de Mérito Ético pelo histórico exemplar.

O Dr. Luiz Edmundo Mercer era natural de Tibagi (PR), fazendo parte de tradicional família daquela região, com importante papel no desenvolvimento do próprio Estado. Era filho do historiador e escritor Luiz Leopoldo Mercer, que hoje nomeia a biblioteca municipal fundada há 54 anos em Tibagi, uma das mais antigas cidades do Estado, e sobrinho-neto e neto de Leopoldo Leonel de Sá Mercer (1983-1957) e Edmundo Alberto Mercer (1878-1938), que foram prefeitos de Tibagi e também deputados estaduais. O avô, Toca Mercer, foi sertanista, agrimensor e topógrafo, tendo sido responsável pela primeira expedição para exploração das regiões Norte e Noroeste, que pertenciam a Tibagi. Outro tio, Edmundo Mercer Junior, foi desembargador e presidente do TJ do Paraná e hoje empresta nome ao Museu de Tibagi.

Despedida

clique para ampliarclique para ampliarDr. Mercer com a família. (Foto: Arquivo pessoal)
Uma das filhas do médico gineco-obstetra, Ana Paula Mercer Mendes, registrou nas redes sociais: “Ai pai, chegou a tua hora de nos deixar e nosso coração está rasgando. Dói, mas dói demais pensar nisso; infelizmente a vida é assim. Não podemos escolher a hora de ir p um outro plano; não me canso em dizer que sempre tivemos muito orgulho e admiração por você, pai, extremamente enérgico, brabo, mas as tuas infinitas qualidades sempre sobressaíram a tudo isso. Uma pessoa de bom caráter, bons princípios, exemplo de médico, inteligência, honestidade, fidelidade, integridade. Nunca teve medo em criar seus filhos. Trabalhou e viveu a vida para nós e por nós. Sua forma de amar era diferente, fugia dos padrões tradicionais, mas amava e não era pouco. Nos amava, amava tanto nossa mãe... seus olhos brilhavam por ela como se ainda namorassem... Te amamos e amaremos para sempre!”

O filho João Guilherme Mercer também registrou na data do falecimento: “Hoje pela manhã o Pai deu tchau. E foi ser incrível em outro plano. Dr. Luiz Edmundo Mercer, baita filho, esposo maravilhoso e Pai incrível. A mãe, seus seis filhos e seus onze netos te amam demais.”

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios