07/08/2019

Nota de pesar: Prof. Milton Baggio Moreira (CRM-PR 362)

Neurologista, de tradicional família ligada à história da medicina paranaense, era filho do Prof. Carlos Estrella Moreira, que ajudou a fundar a UFPR; faleceu em Curitiba aos 96 anos e sepultamento ocorre nesta quarta (7)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento em Curitiba do Professor Milton Baggio Moreira (CRM-PR 362), de tradicional família de médicos do Paraná, filho do oftalmologista e anatomista Carlos Estrella Moreira, que ajudou a fundar a Universidade Federal do Paraná. Com atuação na área de neurologia, o Prof. Milton Moreira faleceu aos 96 anos, na manhã desta terça-feira (6), por parada cardíaca decorrente de uma septicemia generalizada. O corpo está sendo velado na capela 3 do Cemitério Municipal, das 9 às 17h desta quarta-feira (7), quando ocorrerá o sepultamento após culto religioso.

clique para ampliarclique para ampliar Prof. Milton Baggio Moreira com familiares. (Foto: Arquivo da família )

As condolências da classe médica ao ilustre médico e professor, que participou do processo de constituição do Conselho de Medicina do Paraná, tendo se inscrito em agosto de 1958. Em 1998 ele tinha sido distinguido com o Diploma de Mérito Ético-Profissional na passagem dos 50 anos de formado com histórico exemplar. Até pouco tempo atrás, o Prof. Milton Moreira mantinha rotina de presença na sede da empresa Grupo Moreira, nascida como Neuro Instituto Fotel e com três familiares sócias: a esposa Alicia Andrigo Moreira e as filhas, a médica Viviane Andrigo Moreira de Souza (CRM-PR 21.536), pós-graduada em Neurologia e seguindo os passos do pai, e a Dra. Elizabeth Andrigo Moreira, mestre em neuropsicologia e atualmente na administração. A terceira filha do Dr. Milton, Lilian, é casada com médico.

Estavam em curso os preparativos para uma entrevista especial com o médico, a exemplo de outros colegas com mais de 90 anos, para compor material histórico no CRM-PR e da medicina paranaense.

Formação médica e Grupo Moreira

Natural de Curitiba, onde nasceu em 29 de julho de 1923, o Dr. Milton Baggio Moreira formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1947. Era, a exemplo do também médico Dr. Carlos Augusto Moreira, um dos cinco filhos do Dr. Carlos Estrella Moreira, primeiro professor anatomista da UFPR e pertencente a uma família que escreveu alguns dos mais importantes capítulos da medicina do Paraná. O irmão, Fernando Augusto Moreira, foi um dos primeiros educadores a lutar pela fundação de uma universidade no Estado, enquanto o sobrinho Júlio Moreira publicou o “Dicionário Bibliográfico do Paraná” e projetou-se como um dos mais importantes intelectuais do seu tempo.

clique para ampliarclique para ampliarProf. Milton, homenageado por várias turmas de formandos em medicina da UFPR. (Foto: Reprodução)

Depois de atuar por anos em consultório e como professor de ensino médico na Federal, o Dr. Milton montou há aproximadamente quatro décadas o Neuro Instituto Forel, no início localizado no centro de Curitiba e depois sendo estabelecido no bairro Batel. Em 2015, com a expertise na família no campo da saúde, foi inaugurado o Grupo Moreira e, em seguida, o Moreira Group. No início de outros serviços foram juntados numa mesma administração, a Moreira Group Health, ou MGH. Do universo de serviços e parceiros, alcançou 27 clínicas, três hospitais e um centro de pesquisa, tendo aí parte dos 25 médicos das três gerações da família.

O irmão do Dr. Milton, Carlos Augusto Moreira, formou-se em 1955 e após residência em oiftalmologia na Argentina, entre 1956 e 1957, casou-se com a também médica Dra. Saly Moreira. Os filhos Carlos Augusto Moreira Júnior, Hamilton Moreira e Luciane Moreira também seguiram a medicina.

Em maio último, ainda atento à área de medicina e de estudos, o Dr. Milton mais uma vez ratificou seu nome como diretor técnico do Neuro Instituto Forel.

 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios