24/07/2019

Nota de pesar: bioeticista Leo Pessini, um dos principais especialistas do Brasil

Padre camiliano, que faleceu em São Paulo aos 64 anos, foi importante colaborador no campo da Bioética do CFM e dos Conselhos Regionais de Medicina, como o do Paraná

O Conselho Federal de Medicina (CFM) informa o falecimento do padre camiliano e especialista em bioética Leocir Pessini (64 anos), que foi um dos grandes colaboradores na elaboração do Código de Ética Médica atualizado em 2009. Em nome dos 474 mil médicos brasileiros, o CFM presta homenagens ao padre e apresenta condolências à família e amigos. O CRM-PR também reverencia o ilustre bioeticista, que integrou a Câmara Técnica do CFM e participou de vários eventos no Paraná abordando os dilemas da vida e morte. Também vários de seus artigos foram publicados nos meios de comunicação do CRM-PR, como “Dizer adeus à vida com dignidade e elegância”, que merece releitura neste momento de sua partida.

clique para ampliarclique para ampliarLeo Pessini, uma das maiores autoridades no país no campo da Bioética. (Foto: Arquivo)

Superior-geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), Leo Pessini era um grande pensador sobre a terminalidade da vida e defensor da ética do cuidado e da proteção. Referencial da bioética no Brasil, escreveu a trilogia: “Distanásia: até quando investir sem agredir” (Loyola, 2a.ed., 2007), “Eutanásia: por que abreviar a vida” (Loyola, 2005) e “Humanização e cuidados paliativos” (Coord., 6a.ed., 2014). Para uma visão geral da bioética, escreveu ainda “Problemas atuais de bioética” (Ed. Loyola, 11a.ed., 2014).

O padre da ordem camiliana inspirava as comunidades médica e religiosa a refletir sobre questões como a obstinação terapêutica, cuidados paliativos e respeito à dignidade do ser humano vulnerabilizado pela doença e pela dor.

Padre Leo, como era conhecido, nasceu em 14 de maio de 1955, em Santa Catarina. Fez sua primeira profissão religiosa na Ordem em 1975, e professou os votos perpétuos em 1978, sendo ordenado sacerdote em 1980. Desde 22 de junho de 2014, é o 60º superior geral dos Camilianos.

Formou-se em Filosofia no Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, no Brasil. Em Teologia na Universidade Pontifícia Salesiana, de Roma. Especializou-se em Clínica Pastoral da Educação. Defendeu seu Mestrado e Doutorado em Teologia Moral e Bioética na Pontifícia Universidade Católica, em São Paulo. Recentemente concluiu seu Pós-Doutorado na Edinboro University, no Centro de Bioética na Pensilvânia (USA).

Foi vice-reitor do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, superior da Província Brasileira dos Camilianos e presidente das Organizações Camilianas no Brasil.

FUNERAL

O velório do Padre Leo Pessini acontecerá nesta quinta-feira, 25, a partir das 12h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (av. Pompeia, 1250, Pompeia). Na sexta-feira, 26, às 9h, será celebrada missa de corpo presente.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios