21/10/2019

Nota de pesar: médico e professor Saburo Sugisawa (CRM-PR 1252)

Enquanto imigrante japonês, foi pioneiro na docência na UFPR, onde se formou em 1962; contribuiu para a formação de grande número de médicos, incluindo três filhos e outros familiares

O Conselho Regional de Medicina do Paraná registra com pesar o falecimento do Dr. Saburo Sugisawa (CRM-PR 1252), imigrante japonês pioneiro no exercício da profissão e na formação de médicos no Estado, além de empreendedor hospitalar. Ele faleceu na manhã desta segunda-feira (21) em Curitiba, cidade onde concentrou toda a sua vida profissional. Nascido na província de Miyagi Ken, veio ainda criança para o Brasil, com a família. No último dia 16 de outubro tinha completado 85 anos de idade. Era casado com D. Kikue Sasaki Sugisawa, falecida no segundo semestre de 2008. As condolências da classe médica à família.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Saburo, em seu consultório. (Foto: Arquivo da família)

“Excelente pessoa, grande mestre e exemplo de profissional a ser seguido. Em nome da família Sugisawa e de todos os colaboradores do Hospital Sugisawa, agradecemos a oportunidade de fazer parte deste legado deixado por ele”, diz nota emitida pelo hospital. O médico e professor faleceu no próprio hospital, onde tinha sido internado. O corpo está sendo velado na Capela 3 do Cemitério Municipal do Água Verde, onde será sepultado às 11h dessa terça-feira (22).

O presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, também se manifestou: “Com respeito e admiração, comunicamos à classe médica do Paraná,  que o Dr. Saburo Sugisawa parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade”. Ele lembrou que o Dr. Saburo foi homenageado pelo Conselho em setembro de 2008, em meio às comemorações do centenário da Imigração Japonesa, tendo sido entregue na ocasião diplomação pelo “Pioneirismo Empreendedor”. Nas comemorações do Dia do Médico de 2012, o Dr. Saburo recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional pelo Jubileu de Ouro. Na ocasião, dois dos três filhos médicos lhe entregaram a comenda.

O Dr. Saburo formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1962, fazendo parte dos primeiros imigrantes japoneses a concluir o curso – o primeiro foi o Dr. Paulo Otsuka, formado em 1940.  Contudo, foi pioneiro no ingresso na docência, sendo o primeiro professor do curso médico na UFPR de origem japonesa. Também foi professor da PUCPR e trabalhou por muitos anos na Santa Casa de Curitiba. Assim, contribuiu para a formação de grande número de médicos, muitos deles da própria família, incluindo três filhos, netos e sobrinhos. Tinha títulos de especialista em cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, endoscopia digestiva e gastroenterologia.

clique para ampliarclique para ampliarDr. Saburo, ladeado pelos filhos médicos, na solenidade de 2012. (Foto: CRM-PR)

Pelo amplo atendimento que ofereceu à comunidade nipônica, foi presenteado com uma bolsa do governo do Japão para estudos no Instituto de Câncer de Tóquio. Fundou a Clínica Sugisawa em 1987, uma empresa familiar baseada no comprometimento, seriedade e ética. Com a crescente demanda, aliada ao atendimento humanizado que sempre foi regra da casa, não demorou para que o projeto se expandisse.

Após um período de ampliação física, em 2007 foi inaugurado o Hospital Sugisawa, mantendo a mesma qualidade. Ele foi diretor técnico e clínico do hospital, que hoje tem como responsável técnico a filha Dra. Mari Sugisawa Kay (CRM-PR 8478). Também integram o corpo clínico os outros filhos Mario Cesar Sugisawa (CRM-PR 11.291) e Sandra Sugisawa Miyazaki (14.113), dentre vários outros familiares. O médico e professor era membro da Academia Paranaense de Medicina, que na manhã desta segunda (21) emitiu nota de pesar.

Confira aqui um pouco mais da história de vida e perseverança do Dr. Saburo, em material jornalístico publico às vésperas de ser homenageado pelos 50 anos de exercício da Medicina.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios