09/06/2009

Nova diretoria da Associação dos Médicos Residentes prioriza diálogo

O diálogo é o pilar do trabalho desenvolvido pela diretoria da Associação dos Médicos Residentes do Paraná (AMEREPAR), eleita em novembro do ano passado, durante o Fórum Paranaense de Residência Médica. A instituição recebe reclamações dos residentes de diversas instituições do Estado e atua, em conjunto com a Coreme, propondo soluções para os problemas enfrentados no ambiente hospitalar.

"Conversamos com preceptores e residentes e estamos conseguindo resolver as principais divergências", afirma a presidente da Associação, a residente em Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPR Luisa Moreira Hopker, enfatizando que é mais fácil lutar por melhorias para o médico residente quando se faz parte da categoria.

Entre os problemas mais recorrentes, a presidente da AMEREPAR cita o excesso de carga horária, estipulada em 60 horas semanais pela Lei nº 6.932/81, a falta de estrutura, supervisão e assistência em ambulatórios. O valor da bolsa paga aos residentes é outro ponto debatido pela Associação. Além da médica Luisa Moreira Hopker (presidente), compõem a nova diretoria os pares Murilo Minoru Murata (vice-presidente), Bruno Sbrissia (tesoureiro) e André Bacelar (secretário- geral). O mandato é de um ano, conforme estabelece o estatuto da AMEREPAR. O presidente na gestão anterior tinha sido Hugo Manoel Paz Morales.


Comunicação e Interatividade

Para aprimorar o canal de comunicação com residentes de todo Paraná, a diretoria da Associação planeja colocar no ar o seu site institucional. A página eletrônica estará concluída em breve e contará com conteúdo informativo sobre legislação da Residência Médica, cadastro de Comissões e Associações de Residência Médica, divulgação de eventos científicos organizados ou apoiados pela AMEREPAR, além de um espaço dedicado à interatividade, onde o internauta poderá esclarecer dúvidas e participar de debates. Para entrar em contato com a AMEREPAR envie e-mail para luhopker2@yahoo.com.br.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios