16/11/2009

Nova gripe adoeceu 22 milhões de americanos em seis meses


Total de mortos pelo vírus H1N1 foi corrigido de 1,2 mil para mais de 4 mil. Quase 100 mil americanos foram hospitalizados.


Nos primeiros seis meses de pandemia de nova gripe, 22 milhões de americanos contraíram a doença. A avaliação é da diretora do Centro Nacional de Imunizações e Doenças Respiratórias, Anne Schuchat. O total de mortos pela ação do vírus H1N1 foi corrigido de 1.200 nas estimativas iniciais para mais de 4 mil, até a semana passada.




Já os dados apresentados sobre a segunda temporada de gripe, que começou em outubro, mostram que o novo vírus está se espalhando rapidamente. Dos 50 estados norte-americanos, 48 já notificaram infecções e óbitos. Desde a implantação do sistema nacional de vigilância de gripe nos Estados Unidos, em 1997, este ano já é campeão em casos, e a temporada está só começando.


Outra contagem que foi atualizada - infelizmente para muito mais -, é o numero de crianças falecidas. A conta inicial era de 129 casos. A revisão contabiliza pelo menos 540 mortes infantis com a infecção.




Quando olhamos para os dados por idade, ainda temos um grande porcentual de adultos de 18 a 64 anos, com 54% dos casos. Crianças abaixo de 18 anos são 36% dos infectados. Pacientes acima de 65 anos, 10%.




A mortalidade segue essa tendência com a faixa dos adultos com maior índice de letalidade, seguido pelos acima dos 65 anos e as crianças por último. Mesmo com esse número importante de óbitos, a nova gripe ainda está matando menos do que a gripe comum.




A vacinação está em andamento, porém ainda com problemas de oferta de vacinas. Os fabricantes afirmam que estão trabalhando a todo vapor para suprir a demanda. A distribuição em um país muito grande também é complicada.




Existe uma lista de prioridade para vacinação que está sendo seguida. Em Nova York, a vacinação começou pelas crianças de escolas primárias e secundárias. Mas a adesão não foi a esperada e a vacina está liberada para os outros grupos como adultos jovens e pessoas com doenças crônicas.




Vamos continuar acompanhando a evolução do fatos e aprendendo para nos prepararmos para a nossa temporada de gripe, que virá no outono de 2010.




Fonte: G1

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios