18/02/2010

Nova resolução do CFM dispõe sobre técnicas cirúrgicas

A gastrectomia vertical passou a fazer parte da lista de procedimentos reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para o tratamento cirúrgico da obesidade. De acordo com a nova href="http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2010/1942_2010.htm" target="_blank">resolução nº 1.942/2010 do CFM, a cirurgia que já vinha sendo oferecida por médicos brasileiros, foi bem avaliada. A técnica consiste na remoção de cerca de 80% do estômago, diminuindo a ingestão de alimentos sem alterar a absorção de nutrientes. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) participou da elaboração do documento.

O método desenvolvido pelo médico goiano Áureo Ludovico de Paula - e amplamente divulgado por ter sido utilizado no apresentador de TV Fausto Silva - continua sendo considerado experimental.
Pela mesma resolução, cirurgias que envolvem exclusivamente o intestino, como a derivação jejuno-ileal, foram descartadas porque costumam oferecer muitas complicações graves.

O tempo de espera pela cirurgia foi reduzido de cinco para dois anos. Durante o período, o médico deve tentar emagrecer o paciente com dieta e medicamentos e, em caso de não obter êxito, encaminhá-lo para cirurgia. O CFM manteve sua indicação de cirurgia bariátrica apenas para pacientes com índice de massa corpórea (IMC) acima de 40 kg/m2 ou com mais de 35 e portador de diabetes, hipertensão e/ou colesterol alto. A idade mínima para a cirurgia é de 18 anos. Em idosos e jovens entre 16 e 18 anos, a cirurgia é indicada apenas em casos especiais.


href="http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2010/1942_2010.htm" target="_blank">Clique aqui e confira a íntegra da Resolução.


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios