16/11/2006

Novas informações sobre segurança no uso de antiinflamatórios não esteroidais

Em ofício circular enviado ao CRM-PR em 13 de novembro, a Unidade de Farmacovigilância informa que as agências reguladoras Européia (EMEA), do Reino Unido (MHRA) e Espanhola (Agemed) divulgaram recentemente novas informações sobre segurança no uso de antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), tanto de inibidores seletivos da enxima COX-2 (coxibes) quanto dos não seletivos.

Em 9 de novembro, o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Núcleo de Vigilância em Eventos Adversos e Queixas Técnicas (Nuvig) e a Unidade de Farmacovigilância emitiu o alerta nº 4, que informa que esses medicamentos podem estar relacionados com um pequeno aumento de risco de eventos trombóticos, tais como ataque cardíaco ou derrame quando usados em altas doses e por um longo período de tempo. Além disso, no alerta há recomendações aos pacientes.

Buscando a promoção do uso correto e seguro dos medicamentos, a Anvisa solicita aos profissionais de saúde que notifiquem as suspeitas de reações adversas por meio do Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos para preenchimento eletrônico ou imprimir e enviar o Formulário de Suspeita de Reação Adversa a Medicamentos para preenchimento manual por fax para o telefone (61) 3448-1275 ou via correio para a Unidade de Farmacovigilância no seguinte endereço: SEPN 515, bloco B, 20.º andar, sala 2. Edifício Ômega. CEP: 70770-502 - Brasília (DF).

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios