20/05/2011

Nove anos depois, Brasília volta a discutir bioética, poder e injustiça

9.º Congresso Brasileiro de Bioética reúne professoresbrasileiros e convidados internacionais


Quase uma década depois do 6.º Congresso Mundial de Bioética, Brasília volta a ser sede de um evento de bioética. De 7 a 10 de setembro de 2011, o tema do congresso de 2002 - "bioética(s), poder(ES) e injustiça(s)" - será retomado no 9.º Congresso Brasileiro de Bioética e no 1.º Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, promovidos pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB), com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Universidade de Brasília (UnB) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

"O tema é relacionado com as transformações verificadas na epistemiologia da bioética após quase dez anos do transcurso de quase 110 anos do Congresso Mundial, que politizou definitivamente a agenda bioética internacional", afirma o presidente da SBB, professor Volnei Garrafa. Um dos integrantes da comissão organizadora é o editor da revista Bioética, do CFM, Gerso Zafalon Martins, que também é conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).

Entre os assuntos a serem debatidos estão: ensaios clínicos transnacionais em países periféricos, seus poderes e injustiças; bioética, terminalidade da vida e diretivas antecipadas; ética, biopolítica, biopoder e saúde; a bioética na cooperação Sul-Sul; bioética e direitos humanos; conflitos de interesse na pesquisa clínica; bioética e biotecnociências; responsabilidade social e saúde (artigo 14 da Declaração sobre Bioética, da Unesco); vulnerabilidade humana e integridade individual; universalismo ético e pluralismo cultural; bioética na atenção primária em saúde; ética ambiental; e biobancos e repositórios.

Entre os convidados internacionais destacam-se, entre outros, Henk tem Have, da Duquesne University, de Pittsburgh (EUA), Soren Holm, do Journal of Medical Ethics (Grã-Bretanha), Jan Solbakk, da Universidade de Oslo (Noruega), Stefano Semplici, da Unesco e da Universidade de Roma 2 (Itália), Henry Atlan, do Hadassa University Hospital (Israel/França), Johannes van Delden, da Utrech University (Holanda), León Olivé, da Universidade Nacional Autônoma do México, Victor Penchaszadeh, da RedBioética Unesco (Argentina), José Carlos Abellán Salotte, da Universidade de Madri (Espanha), Susana Vidal, da Unesco (Uruguai), Guillermo Hoyos Vásquez, da Unversidade Javieriana (Colômbia), Andrés Peralta, da RedBioética Unesco (República Dominicana) e José Acosta Sariego, da RedBioética e da Universidade de Havana (Cuba). Expressivos professores brasileiros participarão do evento.

Trabalhos científicos podem ser inscritos até 31 de julho, nas áreas temáticas de fundamentação da bioética (tópicos de filosofia, ética aplicada e afins), bioética das situações persistentes (eutanásia, aborto, alocação de recursos e questões sociais, por exemplo) e bioética das situações emergentes (tais como biotecnologia, genética, células-tronco, ética na pesquisa e questões ambientais). Haverá duas modalidades de apresentação: comunicação oral e pôster. O idioma oficial do evento é o português, mas os resumos dos trabalhos serão aceitos também em espanhol e inglês.

Mais informações podem ser obtidas no href="http://www.congressobioetica2011.com.br"" target="_blank">site do evento.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios