02/11/2007

Novelas de TV podem desacreditar exames de DNA

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) enviaram cartas à direção da TV Globo no início de outubro demonstrando preocupação com a veiculação freqüente, em novelas, de situações de fraude em exames de DNA, nas quais resultados de testes de paternidade são fraudados por troca de frascos, de amostras ou pela entrada de pessoas estranhas à sala onde são realizadas as análises.

Nos documentos, as Sociedades de Especialidade orientam quanto à importância da credibilidade da população quanto à veracidade dos exames laboratoriais. Apesar de compreender que são obras de ficção, as entidades mostraram-se preocupadas que o público leigo interprete os fatos retratados nas novelas como rotineiros em laboratórios.

Para o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, "este tipo de situação é praticamente impossível em um laboratório moderno e, da forma que chega ao público, pode confundir o telespectador e desvalorizar uma ferramenta que tem sido útil de modo fundamental a milhões de pessoas no mundo inteiro".

As cartas da SBPC/ML e SBAC estão disponíveis nos sites oficiais das entidades.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios