20/11/2023

Novembro Azul e saúde do homem em destaque na segunda edição do Café com o CRM-PR

Convidado foi o urologista Osni Silvestre, que falou sobre prevenção, tratamentos e qualidade de vida. Vídeo está disponível no canal do YouTube. Próxima edição será sobre Publicidade Médica

A segunda edição do podcast Café com o CRM-PR foi realizada na manhã desta segunda-feira (20), tendo em destaque o Novembro Azul e a campanha de prevenção à saúde do homem. O convidado foi o urologista Osni Silvestri (CRM-PR ), superintendente médico do Hospital Vita e membro da Urocentro, instituições da Capital. A apresentação do programa está sob a responsabilidade do vice-presidente do Conselho de Medicina, Eduardo Baptistella, que desta feita inaugurou a interação com os internautas via chat pelo canal do YouTube, onde podem ser conferidos os dois vídeos.

Sugestões e perguntas continuarão disponíveis nas próximas lives. E a próxima já está agendada para a segunda segunda-feira de dezembro, dia 11. E o tema a ser abordado será publicidade médica - "O que pode e o que não pode fazer!" -, de grande interesse da categoria face às substanciais atualizações implementadas pela Resolução CFM n°2.336/2023, publicada em 13 de setembro último para viger dentro de 180 dias, revogando as normas anteriores. As convidadas do Dr. Eduardo Baptistella serão a conselheira Andressa Costa da Cunha, coordenadora da Codame (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), e médica fiscal Maria Teresa Ribeiro de Andrade Oliveira, do Defep (Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional.

Novembro azul

O podcast desta segunda começou pouco depois das 8h30, mas a estimativa inicial de duração de aproximadamente 35 minutos acabou se alongando pelo alcance do tema e surgimento de perguntas. O vice-presidente fez a abertura e destacou os propósitos do programa, em especial para oferecer informações aos médicos e à sociedade de modo geral, incluindo aderência às campanhas que se voltam à saúde e bem-estar. O Dr. Eduardo Baptistella destacou que o CRM-PR está alinhado às ações dos gestores públicos voltadas à prevenção da saúde do homem e que a autarquia mantém, ao longo do mês, as suas sedes físicas iluminadas em azul. Citou, ainda, que o Paraná conta com 375 profissionais ativos com titulação em urologia.

clique para ampliarclique para ampliarDrs. Eduardo Baptistella e Osni Silvestri. (Foto: CRM-PR)

Ao se apresentar, o Dr. Osni Silvestri disse ter se formado 1986, no Estado de São Paulo, e que veio para o Paraná em 1992, depois de se especializar. Teve experiência em auditoria médica e gestão e, ainda, durante uma década esteve engajado à defesa profissional na Seção Paraná da Sociedade Brasileira de Urologia. Historiou sobre o Novembro Azul, reflexo do Outubro Rosa e com inspiração em movimento propagado na Austrália, em 2003. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, lembrado em 17 de outubro, funcionou como mote para a campanha da saúde do homem.

O urologista convidado falou sobre câncer de próstata, formas de detecção e prevenção, tratamentos, cirurgias (inclusive as robóticas) robóticas, vida sexual ativa e correlação com outras doenças. Fez análise da diferença entre homens e mulheres nos cuidados preventivos e dos tabus existentes. Citou que os exames de toque e PSA, juntos, deixam de detectar apenas 7% de detecção de doença. Além disto, acentuou que 75% dos diagnósticos ocorrem a partir dos 65 anos, impondo o conceito de “doença da terceira idade”.

O Dr. Osni Silvestri chamou a atenção ainda para a relevância da boa relação médico-paciente, em especial no respeito à transparência das informações sobre diagnóstico e tratamento. Referiu que essa interação é importante para que o paciente tenha discernimento sobre as possibilidades e riscos no tratamento clínico ou cirúrgico, bem como impactos na qualidade de vida. No encerramento da atividade, o Dr. Baptistella destacou a fluidez da conversa e bom acolhimento entre os que acompanharam. Aproveitou para citar a importância do trabalho da filha do Dr. Osni, influencer de inclusão Pietra Silvestri, também a primeira jovem com síndrome de Down com DRT oficial de atriz por escola regular. Ela (pietra.silvestri) tem mais de 185 mil seguidores no Instagram, onde propaga coragem e amor.

CONFIRA O VÍDEO.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios