30/11/2022

Novos médicos inscritos na região de Foz do Iguaçu participam de reunião ética

Profissionais receberam as boas-vindas à profissão e orientações sobre o funcionamento do CRM-PR em solenidade virtual com conselheiros membros da Diretoria

Recém-inscritos na regional de Foz do Iguaçu do CRM-PR, 28 médicos acompanharam reunião ética realizada na tarde da sexta-feira, 25 de novembro. A solenidade foi conduzida pelo presidente do CRM-PR, Dr. Roberto Yosida, que acolheu e deu as boas-vindas aos novos colegas. Do total, dois são formados pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e 26 fizeram a revalidação de seus diplomas.

A fala inicial ficou a cargo do Tesoureiro do CRM-PR, Dr. Fabio Luiz Ouriques, que recebeu os colegas e destacou a importância do apoio da família na caminhada pela profissão, desde a formação e início da carreira e também por toda a vida. Na sequência explicou brevemente sobre o funcionamento do Conselho, como os conselheiros são eleitos, de onde vem a receita utilizada para as diferentes atividades. Explicou que a anuidade é determinada pelo CFM e que 33% do valor pago ao CRM é repassado ao CFM. Esse valor é utilizado para auxiliar os Conselhos que não conseguem se manter sozinhos, uma vez que apenas oito CRMs no país são auto suficientes, entre eles o do Paraná. Desta forma todos podem exercer com qualidade e de forma equivalente sua missão.

Toda a receita e também a aplicação dos valores pelo CRM é disponibilizada no Portal de Transparência além de passar por fiscalizações periódicas do TCU e CFM. "Cada gasto é publicizado e demonstrado como foi gasto", explicou.

O Dr. Fábio deu, ainda, algumas dicas para o desempenho da atividade, como ter muita atenção e cuidado com os prontuários dos pacientes, com as trocas de plantão, e com o paciente que volta várias vezes ao atendimento. E reforçou a importância do médico manter seu cadastro e endereço sempre atualizados para que o Conselho possa entrar em contato quando necessário. Por fim, sugeriu que todos devem ter, além da rotina de estudos, uma vida social, sair, se distrair e ter atividades que não sejam necessariamente voltadas à Medicina.

O vice-presidente do CRM-PR, Dr. Wilmar Mendonça Guimarães, também esteve presente na reunião e falou da satisfação de falar com os novos colegas, ele que está completando 49 anos de formado. O conselheiro explicou as atividades pelas quais é responsável no CRM e se colocou à disposição dos colegas. Ele reforçou a importância de continuar estudando. "A formatura não lhes tira essa obrigação. Precisamos sempre estar em busca de informações", frisou.

clique para ampliarclique para ampliarReunião foi realizada de forma remota. (Foto: CRM-PR)
Dando sequência à reunião o Dr. Roberto falou sobre a revalidação de diplomas e explicou que o CRM não tem qualquer ingerência no processo, reforçando que cada país tem suas legislações e que devem ser cumpridas. “Estamos aqui em respeito a cada um de vocês, que têm a coragem de enfrentar esse desafio e por isso são merecedores do nosso maior respeito. E posso lhes garantir que todos são capazes, pois estão todos habilitados a exercer a Medicina.”

O presidente também ressaltou a importância que tem o número de CRM de cada médico, explicando que mesmo após o falecimento ele não é repassado a outro profissional, é eterno. Destacando algumas situações nas quais o Conselho não pode agir elencou a abertura de escolas médicas, estabelecimento de protocolos sanitários (o CRM segue as orientações da autoridades governamentais), compra de vacinas, assim como valores de plantão ou honorários médicos.

Em contrapartida, destacou as atividades realizadas pela instituição e que visam garantir o melhor desempenho possível da Medicina. Campanhas de orientação contra a violência sofrida por médicos, conscientização sobre o exercício ilegal da Medicina, aulas de Educação Médica Continuada entre outras ações que incluem as atividades-fim do Conselho, como fiscalização do exercício profissional, inscrição de médicos e as judicantes.

Encerrando a reunião, fez um pedido a todos: “Se sentir que precisa de ajuda, procure. Mas se você sentir que alguém perto de você no centro cirúrgico, no hospital, no consultório, ou onde quer que seja, se sentir que a pessoa precisa de ajuda, está com um comportamento estranho ou diferente, ofereça ajuda. Pergunte pra pessoa.” O apelo é relacionado às questões de saúde mental abordadas recentemente entre as entidades médicas e que será tema de campanha do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios