O CRM-PR, o médico e a pandemia

Eduardo Murilo Novak

O papel de um conselho profissional de Medicina é, entre outros, fazer com que a arte médica seja da melhor forma executada por todos os profissionais nele inscritos e, com isso, oferecer o máximo em saúde à sociedade. A pandemia trouxe um cenário diferente em todos os campos, principalmente na interface e relação entre médicos e pacientes. Desde o início das restrições o CRM-PR foi questionado sobre assuntos absolutamente pertinentes, como “meu paciente toma remédio controlado, como vou prescrever se não posso atendê-lo?”, ou “o paciente teve contato com familiar que estava contaminado, como atestar seu afastamento?”, ou “preciso solicitar um exame, mas ele não tem condições de deslocamento para tal fim, como fazer?”. Dúvidas pertinentes, e até então de solução difícil. Mas, na vanguarda, oferecemos soluções que vêm funcionando muito bem, e isso graças às inovações tecnológicas que vêm sendo implantadas há anos.

O CRM-PR foi o primeiro regional do país a usar a tecnologia digital para emissão de documentos médicos, como certidões, declarações e registros de especialidades. Para se ter uma ideia de o que isso significa, registra-se que neste ano de 2020, até o momento, temos o expressivo número de mais de 262 mil desses documentos emitidos pela internet (somente até 16/07), sem que o médico tenha de se deslocar. Isso equivaleria a um município de grande porte cujos cidadãos não precisarem sair de suas casas, irem até a sede do Conselho, sobrecarregarem o sistema viário, aguardarem no balcão, demandarem um funcionário para atender seu pedido, aguardarem o prazo de confecção do documento e retornarem para buscá-lo, na mesma cadeia de eventos.

Esse know-how possibilitou o pronto atendimento de outras demandas da população e dos nossos médicos quando a pandemia chegou. Uma daquelas pergunta especificamente suscitava: “Sou psiquiatra, meu paciente está num estado depressivo grave, sua medicação acabou e eu não tenho como atendê-lo presencialmente; como faço para solucionar o problema?” Num esforço conjunto, que envolveu o Setor de TI do Conselho, AMP, as Secretarias Estaduais de Saúde e de Ciência e Tecnologia, Vigilância Sanitária, Celepar e o Conselho Regional de Farmácia, o CRM-PR colocou no ar um sistema que permite a emissão de receituário, atestados médicos e pedidos de exames complementares remotamente, tudo autenticado e validado por chaves de segurança, de sorte que, dada a condição atual de excepcionalidade, a população pode ser atendida, sem sobressaltos. Desse modo, no sistema desenvolvido no CRM-PR, o médico faz a solicitação, assina eletronicamente e o paciente comparece a uma farmácia, dando-se baixa no sistema imediatamente após a aquisição do remédio. Novamente, os números são vultosos.

Desde o lançamento, em meados de abril de 2020, foram quase 105 mil documentos emitidos em telemedicina, entre receituários, atestados e solicitações de exames. Isso garante principalmente a continuidade do uso de medicações que não podem ser interrompidas, como as de controle de diabetes, hipertensão, hipotireoidismo, cardiopatias, anticonvulsivantes, antidepressivos e outros.

Mas não é só nesse campo que o Conselho avança. Os programas de Educação Continuada continuam a todo vapor. Desde a implantação do projeto, no início da década, já foram mais de 85 mil participantes. Nos últimos meses, com advento da pandemia, foram incrementados os programas voltados à atualização do médico nos mais diversos campos, com 32 vídeos-aula. Assim, já são 437 vídeos lançados nas plataformas digitais.

Além disso, para proporcionar um bom atendimento, é fundamental que estejam presentes as melhores condições possíveis. Para isso, o CRM-PR fiscaliza continuamente os locais de trabalho, como hospitais, clínicas, e um reflexo disso é que, nos últimos anos, de todas as fiscalizações realizadas no país, de 16 a 20% corresponderam ao Estado do Paraná.

É o Conselho que atua ao lado do médico e, principalmente, ao lado da sociedade. Ingressamos agora em modelo de efetiva interiorização, buscando representatividade em todas as municipalidades com mais de 15 médicos. Das atuais 16 cidades representadas, há a perspectiva de estarmos em até 87 das 399 do Paraná, amplificando a voz dos profissionais e também da população, eis que a este processo se somam as possibilidades de atos e julgamentos virtuais, nos moldes do judiciário e da mais alta corte do país, STF. Celeridade e eficácia alinhadas.

Uma profissão das mais nobres, como é a Medicina, merece toda a atenção, com o máximo carinho e cuidado no atendimento do paciente. A população paranaense pode ter a certeza de que o CRM-PR continuará a seu lado, como sempre fez, e como sempre fará, ajudando a promover saúde, contribuindo para debelar a doença.

 

*Eduardo Murilo Novak é conselheiro do CRM-PR e professor de Ética e Bioética em cursos de formação médica.

**As opiniões emitidas nos artigos desta seção são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, o entendimento do CRM-PR.

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