O SUS desprestigiado

Concebido com lastro nos princípios doutrinários (universalidade, integralidade e equidade) e organizacionais (descentralização, regionalização e hierarquização), com controle social por meio dos conselhos de saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) padece do compromisso do Estado brasileiro em cumprir o que determina a Carta.


Magna de 1988 (dever do Estado). É um sistema perfeito, modelo para qualquer sociedade que pretenda ser justa para com quem dela faça parte. Entretanto, no Brasil, onde se pretende exterminar a pobreza, é lamentável a constatação da penúria em que foi abandonado o SUS.


Defender o SUS de dentro dos bem montados gabinetes, afastado do calor das mal preparadas unidades de atendimento é um posicionamento poético, lírico, ideológico, altruísta. Entretanto, o que o SUS precisa é de decisão política para o cumprimento das metas das inúmeras portarias, editadas quase que diariamente, que não conseguem cumprir o seu desiderato.


Passados quase 22 anos da implantação do SUS, a União não definiu a sua participação no financiamento da saúde. Pior, muito pior, escamoteou o que vinha sendo intensamente trabalhado: a aprovação da Lei Complementar nº 141/12, que veio regulamentar a Emenda à Constituição de nº 29, tramitou no Congresso Nacional por longos 11 anos, vindo "morrer na praia" ante a articulação do Planalto com o Senado. A EC29 foi finalmente aprovada e desfigurada, pois o texto aprovado não é compatível com as necessidades do sistema de saúde.


Seguindo essa mesma lógica de estabelecer a redução das ações do Estado, o governo federal aplica a Medida Provisória 568/12, reduzindo o vencimento dos médicos da rede federal. Ao lado disso, anuncia a criação de cerca de 2,5 mil vagas de Medicina em universidades federais e particulares. Na Bahia serão mais 360 vagas. E propõe também a revalidação automática dos diplomas emitidos por faculdades estrangeiras.


O fenômeno não é exclusivo da Medicina, mas no caso preocupa profundamente, porque serão formadas gerações de médicos que deverão cuidar da saúde e da vida dos baianos. Alguns deles podem não ter uma formação em escola qualificada e capaz de dotar seus egressos de ensinamentos técnicos e humanísticos. Os médicos importados e os formados em escolas de qualidade duvidosa poderão servir aos propósitos governamentais até descobrirem as vantagens do setor privado. Daí a tendência será o aumento ainda maior das disparidades do exercício da Medicina no âmbito público e privado.


A Bahia possui o pior índice, em relação aos demais estados, quando se compara a quantidade de postos de trabalhos ocupados em estabelecimentos privados e no setor público. Usuários do SUS no estado, que correspondem à maioria da população, encontram uma quantidade de postos médicos 12,5 vezes menor do que pacientes da assistência privada. Isso é resultado da baixa qualidade dos postos de trabalho do SUS e da perversa retribuição estatal com o salário base do médico para início de carreira, de R$ 817,11. Com o acréscimo da gratificação pode chegar a pouco mais de R$ 2 mil.


Entretanto, os números oficiais do governo do estado são superdimensionados. Daí que se permanecer a política de desvalorização do médico no setor público e a avalanche de escolas médicas criadas sem a mínima condição de funcionamento, a tendência natural é ampliar ainda mais esta desigualdade.


Financiamento insuficiente para a sua manutenção, excesso de burocracia, implementação de medidas demagógicas e desestímulo à adesão dos profissionais médicos, deixa aos brasileiros uma constatação estarrecedora. A agenda política dos governantes não prioriza o Sistema Único de Saúde.



Artigo escrito por José Abelardo Garcia de Meneses, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB)

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios