28/05/2010

O médico e artista plástico Sérgio Russo faleceu no dia 26

Ele estava internado desde o dia 23 no Hospital das Clínicas de Curitiba, quando fez um transplante de fígado, e teve complicações no pós-operatório



Morreu na manhã da última quarta-feira (26) o médico e artista plástico Sérgio Russo, de 58 anos. Ele estava internado desde o dia 23 no Hospital das Clínicas de Curitiba, quando fez um transplante de fígado, e teve complicações no pós-operatório. O corpo será velado a partir das 22 horas na Câmara de Vereadores de Londrina e deve seguir para a capital na quinta-feira (27), onde será cremado, atendendo a um desejo do próprio artista.

Emocionada, a mulher dele, Tereza Russo, lamentou a perda. "O Sérgio tinha um temperamento difícil. Era zangado e exigente, mas não tinha inimigos. Ele tirava a camisa para dar ao amigo", disse ao JL. Tereza contou que Russo morreu por volta das 8h10 desta quarta-feira. Este ano Russo comemoraria 40 anos de carreira. O artista deixa dois filhos do primeiro casamento com Ivana Campiolo, Vicente e Mário.

De acordo com o site do próprio artista, ele nasceu em São Caetano do Sul, interior de São Paulo, em abril de 1952. Russo veio para Londrina em 1969, onde cursou medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Posteriormente, especializou-se em Desenho Médico na Universidade de Toledo, de Ohio, nos Estados Unidos e na Universidade Livre de Berlim, na Alemanha. Sérgio Russo recebeu, em 2001, o diploma de reconhecimento público da Câmara.

Ao todo, publicou 16 livros, muitos deles na Alemanha. Pertenceu à equipe de desenhistas da editora médica Thieme, de Stuttgart, daquele país. Segundo Teresa, Russo também era membro da Academia Americana de Ilustradores Médicos. Já realizou diversas exposições pelo mundo. Em Londrina, foi responsável pela restauração à lápis da primeira edição da Folha de Londrina e pelo painel da família Strass, na fachada do restaurante instalado do Distrito da Warta. Atuou ainda como músico e cenógrafo.


Outras informações podem ser acessadas pelo site: href="http://www.srusso.art.br/" target="_blank">www.srusso.art.br


Artista está no acervo do Museu de Arte

Um desenho a lápis de Sérgio Russo faz parte do acervo do Museu de Arte de Londrina. A obra foi doada em 2004 após uma exposição que o artista participou. A diretora do museu, Sandra Jóia, destaca a doação do desenho como um presente especial de quem se dedicava a diferentes tipos de arte. Ela também lembra que, além de ser renomado como um artista ligado à medicina, Russo contribuiu muito para a formação de novos artistas. "Ele tinha um trabalho excepcional e era um ilustrador científico reconhecido nos EUA, na Alemanha e no Brasil ninguém fez nada igual. E era um professor generoso que ensinou e auxiliou na formação de vários artistas nos cursos que realizava", disse Sandra.


Fonte: href="http://portal.rpc.com.br/jl/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1007383&tit=Morre-o-medico-e-artista-plastico-Sergio-Russo" target="_blank">Jornal de Londrina

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios