23/03/2012

Orientações sobre as doações aos fundos da Criança e do Adolescente com base nas novas regras do IR

Doações realizadas até 30 abril deste ano entram no IR 2011. Esclarecimentos sobre o assunto também serão prestados no módulo sobre capacitação financeira, que será realizado no dia 29 de março no CRM-PR.



Em janeiro deste ano, uma nova lei alterou de forma significativa as doações ao FIA - Fundo da Infância e da Adolescência. Uma das novidades na declaração de IR deste ano é a possibilidade do contribuinte deduzir doações efetuadas entre 1.º de janeiro e 30 de abril do Imposto de Renda referente ao exercício do ano anterior, lembrando que, até o ano passado, a dedução só era possível se efetuada durante o exercício fiscal.


Para quem recebe as doações, como é o caso do Hospital Pequeno Príncipe, o interessante é que o contribuinte faça a destinação dos 6% permitidos até o dia 30 de dezembro, aproveitando o valor máximo. Mas, caso não tenha conseguido de fazê-la, ainda terá a chance até o final de abril durante o período de entrega da declaração. A desvantagem é que, neste momento, o limite da doação cai para apenas 3%.


"O limite de doações continua nos mesmos 6%", explica Felipe Engelhardt Carvalho, coordenador do setor de Novos Projetos do Complexo Pequeno Príncipe, área de captação de recursos. "O que muda é apenas a forma de doação. Se antes só podia ser feita até o último dia do ano, agora pode ser feita em duas partes de 3%, sendo uma até o final do ano e a outra entre janeiro e abril do ano seguinte. Se o imposto for retido na fonte, o contribuinte pode efetuar a doação e recuperá-la depois, no momento da restituição."


Conforme ainda Felipe Carvalho, já na elaboração da Declaração de Ajuste Anual deste ano - de 2012 - referente ao ano calendário de 2011, será possível que os contribuintes usufruam da dedução no período entre janeiro e abril. A única condição é que a declaração seja apresentada no modelo completo e enviada em modo magnético.



Vantagens

A nova forma de doações é interessante ao doador, que agora poderá dividir o valor, minimizando o impacto em suas finanças sem deixar de ajudar as instituições que sempre ajudou. Também é uma forma de se programar melhor até em termos de valores escolhidos pois durante a declaração o doador conhecerá exatamente o imposto apurado e, conseqüentemente, o exato valor que pode ser doado.



empresas

Também as empresas poderão doar de forma diferenciada. A partir desse ano, segundo Felipe, a Lei do Idoso não conflita mais com a Lei do FIA. Com isso, a empresa pode doar 1% ao FIA, 1% ao Idoso, 1% ao Esporte e 4% à Lei Rouanet. "Para a pessoa jurídica o que acontece é que elas continuam tendo apenas um prazo para doarem, o último dia útil do ano", explica. "O benefício da divisão é apenas para as pessoas físicas."



Pequeno Príncipe

O telefone do setor de Novos Projetos do Complexo Pequeno Príncipe é o (41) 3310-1084. "Independente da instituição escolhida pelo doador, o importante é ter a informação correta sobre a nova Lei", comenta o coordenador. "Por isso estamos atendendo a qualquer pessoa que tenha dúvidas e queira nos ligar para esclarecimentos", conclui.



Criança quer futuro

Acessando o site http://criancaquerfuturo.curitiba.pr.gov.br/ também é possível saber mais sobre legislação vigente e formas de doações e as instituições que podem ser beneficiadas. As doações podem ser feitas de qualquer região do Estado e convêm aos contribuintes também pesquisar as instituições beneficiárias de suas regiões.



Capacitação financeira

O módulo de capacitação financeira sobre Declaração do Imposto de Renda de 2011 será realizado no auditório do CRM-PR das 19 às 21h30 de 29 de março. Na oportunidade também será distribuída uma cartilha com orientações sobre possibilidades de doação. O evento é de grande importância para médicos e instituições ampliar conhecimento sobre o IR, evitar problemas com o fisco e otimizar seus recursos em conformidade com a legislação. Informações no site (www.crmpr.org.br) ou pelo fone (41) 3240-4045.



Fonte: CRM-PR com informações do Hospital Pequeno Príncipe.


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios