22/03/2011

Ortopedistas também vão parar por remuneração profissional digna

A Diretoria da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - SBOT - decidiu, por unanimidade, recomendar aos 10 mil associados de todos os Estados brasileiros que não realizem consultas nem cirurgias marcadas pelas empresas de seguro-saúde no dia 7 de abril. A decisão foi tomada em apoio à paralisação por um dia convocada pela Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina, dentre outros, como forma de pressão contra o crescente aviltamento do valor pago pelas consultas médicas.
A convocação é para que "sejam suspensos o atendimento aos planos e seguros de saúde em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, não se realizando consultas nem outros procedimentos médicos, marcando-se nova data para atender aos pacientes pré-agendados".


Ao anunciar a decisão, o presidente da SBOT, Osvandré Lech, disse que o engajamento da categoria ao movimento "é total e irrestrito e a população entenderá o motivo", pois é inadmissível que desde 2003 os planos de saúde tenham sido autorizados a aumentar em 129% o que cobram de seus segurados, tendo porém aumentado em apenas 44% o valor das consultas médicas.


Para Osvandré Lech, numa especialidade de evolução constante como a Ortopedia, o médico é obrigado a se manter atualizado, a acompanhar a progressiva complexidade tecnológica, a adquirir instrumental aperfeiçoado, a fazer cursos de educação continuada e a participar de congressos, o que implica em despesas que ele não pode assumir se recebe pagamento irrisório.


O especialista afirma que, ao fazer com que o profissional de saúde viva com honorários irrisórios, os seguros-saúde acabam o incentivando a adotar atitudes que fogem dos melhores preceitos éticos, na contramão do juramento hipocrático que todo médico presta ao se comprometer a dedicar sua vida ao tratamento e recuperação do ser humano.


Também ao anunciar a decisão da Diretoria, Osvandré Lech pediu aos ortopedistas que expliquem a seus pacientes e nos locais onde trabalham a difícil situação que o médico vive ao receber um pagamento indigno. "É preciso que a população tome conhecimento de que numa conta de hospital os honorários médicos são a menor parcela, correspondendo entre 6% e 8% do total". Os ortopedistas deixam bem claro que o movimento é contra as empresas de seguro-saúde e a favor da população. "Tanto é assim, que deixaremos de atender apenas às consultas e procedimentos não eletivos, mas os ortopedistas continuarão a postos e atendendo normalmente nos Prontos Socorros, às emergências e principalmente aos acidentados de trânsito que, no Brasil, correspondem a uma grande parcela dos pacientes da especialidade".


Fonte: SBOT

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios