Os descaminhos da saúde

Um perigoso e preocupante fenômeno vem acontecendo de forma silenciosa na saúde: o desaparecimento dos profissionais médicos cuja especialidade não tenha qualquer vinculação com utilização de equipamentos para investigação diagnóstica e terapêutica. A cada ano, diminui o número de interessados em fazer residência em clínica médica, geriatria, reumatologia, patologia, pediatria, medicina legal, entre outras. Se mantida a atual tendência - e nada indica que isso vá mudar em curto prazo -, em muito pouco tempo não teremos mais esses profissionais no mercado, e graves serão as consequências para toda a população.

As razões para esse cenário são várias. A principal delas é que o setor de saúde no mundo todo sofre forte influência da indústria de equipamentos e medicamentos, que disponibiliza novas tecnologias de investigação diagnóstica e terapêutica a uma velocidade espantosa, demandando cada vez mais profissionais altamente especializados. Por seu lado, diminuem progressivamente o número de generalistas.
Ainda que essa temática seja recorrente entre os fóruns da saúde, de uma forma geral a indústria de equipamentos e medicamentos raramente é convidada a contribuir na busca de uma solução - embora seja ela a que possivelmente mais influência exerça e que mais contribuição forneça para essa distorção do exercício da medicina.

Parece óbvio, portanto, que temos de trazer a indústria de equipamentos e medicamentos para dentro da discussão do futuro da medicina e da atividade profissional. As rápidas, caras e algumas vezes inúteis mas bem remuneradas incorporações tecnológicas na área da saúde, associadas aos baixos salários dos médicos que fundamentam suas atividades em conhecimento sem auxílio de máquinas, está afastando esses profissionais da carreira clínica. Desde cedo, os nossos jovens médicos optam por especialidades vinculadas a modernas ferramentas de investigação diagnóstica e terapêutica, colocando em risco o futuro de todo o sistema. Para se ter ideia da gravidade do problema, inúmeros hospitais universitários - geralmente os únicos que possuem serviços de anatomia patológica - não conseguem mais médicos recém-formados interessados em fazer residência médica nessa especialidade. O futuro da patologia e do correto diagnóstico histopatológico está gravemente comprometido, com consequências imprevisíveis para o diagnóstico das doenças e para o bem-estar da população.

Outra preocupante e grande dificuldade de todos os hospitais brasileiros - públicos e privados - está em encontrar médicos clínicos, especialmente os pediatras, para plantões e rotinas. Muitos pediatras estão abandonando suas especialidades e migrando para outras que lhes trazem melhor sustento financeiro, inúmeras delas por meio da utilização de equipamentos de investigação diagnóstica e terapêutica. Muitas dessas especialidades, inclusive, são frequentemente recomendadas pelos principais programas de televisão e rádio no Brasil. É a medicina sendo pautada pela mídia. É a mão invisível de Adam Smith regulando equivocadamente um mercado que não pode ser regulado exclusivamente pela economia.

Essa fuga das especialidades não rentáveis vem acontecendo perigosamente, de forma insidiosa e silenciosa. Embora exista um pacto não firmado de silêncio, a principal razão está explícita: a remuneração médica não se dá mais pelo conhecimento profissional adquirido, mas pela capacidade do especialista em utilizar mais intensamente os recursos tecnológicos disponibilizados e estimulados pela indústria. É preciso mudar o jogo rapidamente. Para isso, é necessário chamar a indústria às mesas de negociação para discutir clara e abertamente as causas do problema, que são: errôneos critérios de incorporação tecnológica, falta de valorização da atividade profissional, especialidades clínicas em declínio e remuneração baseada na quantidade de procedimentos executados em detrimento da qualificação do atendimento. Desses fatores dependem o futuro da medicina e da saúde de todos nós.


Josier Marques Vilar - Médico, presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Município do Rio de Janeiro

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios