04/10/2011

Outubro Rosa: CRM ilumina sua fachada pela prevenção ao Câncer de Mama

Pelo segundo ano consecutivo o CRM-PR participa do Outubro Rosa, Campanha Mundial de Prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama


O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL), em parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), promove a Campanha Mundial do Outubro Rosa no Estado do Paraná. O objetivo da ação é chamar a atenção da sociedade e, principalmente, conscientizar as mulheres para a prevenção do câncer de mama. O movimento é marcado pela iluminação em cor-de-rosa de prédios e pontos turísticos em todo o país durante o mês.

A partir do dia 5 de outubro, o HUMSOL pretende iluminar monumentos, prédios, residências, vitrines de comércio e pontos turísticos em todos os 399 Municípios do Estado do Paraná, como forma de chamar a atenção da população para a causa. O diagnóstico precoce, por meio do exame periódico de mamografia, pode fazer toda a diferença no tratamento da doença. O direito ao procedimento é garantido pela Lei 11.664/08, que determina que o poder público ofereça gratuitamente o exame mamográfico às mulheres com idade a partir de 40 anos.

José Clemente Linhares, mastologista e 1.º secretário do Conselho Regional de Medicina do Paraná, destaca a importância do movimento, o aumento da participação da sociedade e também o efeito das ações. "É muito significativo o envolvimento dessas organizações não-governamentais na divulgação do tema prevenção, uma vez que nem os médicos nem as sociedades conseguem fazer isso sozinhos", comenta. "A cada ano mais entidades aderem à causa, e o CRM é um deles. O meu consultório também vai ficar rosa durante esse mês", complementa o médico.


A campanha

A campanha Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama, movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa e que teve início em 1997, remete a cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No Brasil, a primeira iniciativa relacionada ao Outubro Rosa foi com a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, em São Paulo, no dia 2 de outubro de 2002, quando das comemorações dos 70 anos do Encerramento da Revolução.


O Outubro Rosa em Curitiba

A primeira participação da cidade na campanha foi em 2008, com a iluminação em cor-de-rosa da Ópera de Arame. No ano seguinte a Estufa do Jardim Botânico e o Paço da Liberdade aderiram ao movimento e também ficaram iluminados. Em 2010 o movimento ganhou força e diversos locais participaram, como novamente a Estufa do Jardim Botânico e o Paço da Liberdade, além da Torre de transmissão da RPCTV, a sede da OAB/PR, a UNIMED, o Shopping Curitiba, o Castelo do Batel, o Clube Curitibano, residências e um empena na parede externa da Secretaria Municipal de Saúde.


O HUMSOL

Fundado em 2009, a base de trabalho do Instituto, que conta com profissionais multidisciplinares, é levar à população informações e orientações, por meio de palestras e oficinas nas áreas de assistência social, cultural, educacional, ambiental e saúde.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios