26/01/2012

Ouvidoria identificará pacientes para troca de implantes mamários no Paraná

Foto: Venilton Küchler




A secretaria de Estado da Saúde definiu no dia 24 de janeiro, em reunião com representantes do Conselho Regional de Medicina, Sociedade Paranaense de Cirurgia Plástica, secretaria da Saúde de Curitiba e Vigilância Sanitária, que a Ouvidoria Estadual do SUS será o canal para identificação de pacientes que precisam trocar as próteses mamárias das marcas PIP e Rofil através do SUS. No Paraná só foram identificadas próteses PIP.


As mulheres que têm próteses dessas marcas ou que não sabem qual a marca de seu implante devem procurar o médico ou o serviço que fez a cirurgia, conforme orientação do Ministério da Saúde. "Sabemos que 99% dessas próteses foram implantadas no Paraná por serviços particulares e por motivos estéticos. No entanto, se alguma paciente não conseguir realizar a cirurgia reparadora com a mesma equipe, ou por seu plano de saúde, ela deverá procurar a Ouvidoria para ter orientações de como proceder para a troca da prótese", disse o superintendente de Gestão de Sistemas de Saúde, Paulo Almeida. Essa orientação foi deliberada porque o SUS não tem como identificar o número de pacientes que precisarão do procedimento pelo sistema público.


O conselheiro e cirurgião plástico, Arnaldo Lobo Miró, que representou o CRM-PR na reunião, afirmou que será necessário uma agilidade no atendimento a esses pacientes, pois todo o procedimento é relativamente demorado.


O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica seção Paraná, Renato Freitas, também cirurgião do HC Curitiba, disse que os profissionais que utilizaram próteses PIP estão chamando suas pacientes e já estão agendando as cirurgias reparadoras. Segundo ele, o exame indicado para identificação de ruptura da prótese é a ressonância, porque dá mais segurança de diagnóstico. O grupo também sugeriu que as próteses retiradas sejam encaminhadas à Anvisa para controle de qualidade do material.


Os caminhos para registrar uma manifestação na Ouvidoria Estadual do SUS são:

Ligação gratuita: 0800 644 4414

Internet: www.saude.pr.gov.br

Carta: Ouvidoria Estadual do SUS (Rua Piquiri, 170, Rebouças, Curitiba-PR, CEP 80230-140)

Atendimento presencial: das 8 às 12h e das 14 às 18hs (Rua Piquiri, 170, Rebouças, Curitiba-PR)



Fonte: Secretaria de Saúde e rádio CBN

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios