12/11/2012

Pacientes de planos de saúde têm 0800 nacional para orientações e reclamações

Funcionamento do serviço é prorrogado até dezembro, devido à alta procura. Dados embasarão dossiê a ser encaminhado ao Ministério Público.




Parceria entre a Associação Paulista de Medicina (APM) e a PROTESTE, o telefone 0800 200 4200, de âmbito nacional, dá apoio a quem precisa de orientação sobre direitos em relação aos planos de saúde. O serviço foi prorrogado até 15 de dezembro, devido à alta procura. Em pouco cerca de 40 dias úteis recebeu mais de 600 denúncias. Veja a seguir:







































































Qtde.



Reclamações



%



179



Demora para agendar consultas



30%



107



Negativa de cobertura



18%



87



Reajuste abusivo



15%



77



Rede credenciada insuficiente



13%



74



Demora para autorizações de exames e internações



13%



23



Descredenciamento



4%



13



Carência do plano



2%



8



Portabilidade



1%



7



Doenças ou lesões pré-existentes



1%



7



Cancelamento de Plano



1%



6



Falta de leito para internação



1%



588



Total



100%





O 0800 recebe reclamações de todo o Brasil, oferecendo esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos direitos dos usuários. O atendimento é realizado por telefone e, em caso de necessidade de retorno, a resposta é dada por e-mail, no prazo de 72 horas.


O serviço de orientação atende das 8 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e foi criado em resposta aos principais problemas detectados pela pesquisa Datafolha, encomendada pela APM, sobre o atendimento dos planos de saúde aos pacientes, no estado de São Paulo. As queixas recorrentes no levantamento foram dificuldades para a marcação de consultas e realização de exames e procedimentos de maior custo, falhas importantes no atendimento em pronto-socorro, as consequências do descredenciamento de médicos, hospitais e laboratórios, entre outros pontos.




Fonte: APM

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