Palestra: Como prescrever mudança no estilo de vida no paciente com diabetes?

Sede, em Curitiba

O projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Paraná (SBEM-PR), realiza no dia 21 de novembro o evento "Ciclo de Atualização em Endocrinologia - Palestra: Como prescrever mudança no estilo de vida no paciente com diabetes?". Podem participar médicos endocrinologistas, clínicos e estudantes. 

Os participantes poderão acompanhar as palestras tanto presencialmente, na sede do Conselho em Curitiba, como online. Para se inscrever, basta preencher o formulário no fim da página e informar o tipo de participação (presencial ou online).

A transmissão online estará disponível no site do CRM-PR no dia do evento e a sala virtual abre 1h antes do início da aula. Confira os pré-requisitos técnicos para garantir uma boa conexão.

Programação:

19h às 19h05 - Boas-vindas

19h05 às 19h30 - Palestra: "O que a Literatura nos sugere sobre como prescrever mudança no estilo de vida no paciente com Diabetes?”
Dra. Silmara Aparecida de Oliveira Leite – Endocrinologista/PR (CRM-PR 11.654)

19h30 às 20h - Palestra: “Tratamento Dietético: O que todo médico deve saber para orientar o plano alimentar no paciente diabético?”
Leticia Fuganti Campos – Nutricionista/PR

20h às 20h30 - Palestra: “Atividade Física: Como prescrever atividade física para o paciente diabético? Como manejar o cuidado da Glicemia?”
Luis Paulo Gomes Mascarenhas – Professor de Educação Física/PR

20h30 às 21h - Palestra: “Manejando problemas, criando soluções”
Dra. Denise Beheregaray Kaplan – Endocrinologista e Educadora em Diabetes (CRM-PR 13.237)

21h às 21h30 - Perguntas e respostas

* * * 

Conheça os palestrantes

Dra. Silmara Aparecida de Oliveira Leite (CRM-PR 11.654)
Médica Endocrinologista (1988), Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (1994), International Fellowship em Diabetes no IDC, Park Nicollet, Health System Minnesotta (1997) e Doutorado em Ciências Médicas e Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Investigadora principal – Clínica de Neurologia e Endocrinologia – Cline Research Center.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas – Professor de Educação Física 
Professor Unicentro – Paraná – Brasil. Doutorado em Saúde da Criança e Adolescência na Endocrinologia Pediátrica pela UFPR. Pós-doutorado em Saúde e Atividade Física na UFPR. Coordenador das Relações Internacionais da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Paraná. Membro do American College of Sports Medicine. Membro da Unidade de Endocrinopediatria do Hospital de Clínicas – UFPR.

Letícia Fuganti Campos – Nutricionista
Doutoranda em Clínica Cirúrgica pela UFPR. Mestre pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Nutrição Clínica pelo GANEP e em Educação em Diabetes pela UNIP. Treinamento no Joslin Diabetes Center – Harvard. Membro do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Dra. Denise Beheregaray Kaplan (CRM-PR 13.237)
Especialista em Endocrinologia e Metabologia pelo Instituto de Diabetes e Endocrinologia do Rio de Janeiro (IEDE) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Mestrado pelo Instituto de Diabetes e Endocrinologia pelo Rio de Janeiro (IEDE). Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Educadora em Diabetes pela Universidad Ibero-Americana, Distrito Federal, México. Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE). Diretora da área de Educação em Saúde da Domus Consulting e Integrante da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), como diretora de Educação em Diabetes – Regional Paraná e participante do grupo de Educação em Diabetes BRASEDU. Desenvolve atividade psico-educacional com foco em adaptação comportamental, adesão ao tratamento e desenvolvimento do autocuidado em doenças crônicas (foco em diabete mellitus).

* * * 

Certificados

Todos os certificados de Educação Médica Continuada são disponibilizados no site do CRM-PR em até 30 dias após a realização do evento. Confira as regras para obtenção.

* * *

Serviço:
Ciclo de Atualização em Endocrinologia - Palestra: Como prescrever mudança no estilo de vida no paciente com diabetes?
Data: 21 de novembro de 2019
Hora: das 19h às 21h30
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz, Sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre – Curitiba, PR)
Informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045 | (41) 3240-4077

Formulário de inscrição