29/05/2023

Palestra da EMC em Foz do Iguaçu reúne médicos e residentes

Evento foi realizado em parceria com o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e tratou do uso de dados de prontuários em pesquisas

clique para ampliarclique para ampliarUso de dados de prontuários foi tema da palestra. (Foto: Divulgação)
Com o intuito de trazer informação e atualização aos residentes e médicos do corpo clínico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, assim como aos estudantes de Medicina da região de Foz do Iguaçu, o HMCC, em parceria com a Educação Médica Continuada do CRM-PR, promoveu na última sexta-feira, 26 de maio, palestra com a conselheira Laura Moeller, 1ª Gestora do Departamento de Inscrição e Qualificação Profissional (DEIQP).

Falando sobre o uso de dados de prontuários em pesquisas, em especial quando não há Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), a Dra. Laura frisou em sua apresentação que “o prontuário médico pertence ao paciente e não à instituição de saúde” e que sua utilização para fins de pesquisa e coleta de dados deve ser previamente autorizada pelos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP/Conep).

clique para ampliarclique para ampliarDrs. Lorete, Laura e Victor. (Foto: Divulgação)
Após a palestra houve intensa troca com os participantes, que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas com a Dra. Laura e também com o Dr. Victor Emmanuel Evangelista da Silva, conselheiro do CRM-PR em Foz do Iguaçu, não apenas sobre o conteúdo da aula, mas sobre aspectos da Telemedicina e demais questões de interesse dos profissionais. O evento contou ainda com a presença da diretora técnica da Fundação de Saúde Itaiguapy, administradora do HMCC, Dra. Lorete Follador. 

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios