21/02/2008

Palestra em Ponta Grossa sobre infecção por micobactérias

A infectologista Célia Inês Burgardt, conselheira e Coordenadora da Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina do Paraná, será a palestrante dessa sexta-feira, em Ponta Grossa, sobre o tema "Infecção por micobactérias em videocirurgias". O objetivo é apresentar aspectos de prevenção, controle e tratamento de infecção por MCR (micocteriose de crescimento rápido) em procedimentos de videocirurgia.


A palestra é aberta a diretores, médicos e membros de comissões e serviços de controle de infecção hospitalar e demais profissionais de saúde de Ponta Grossa e região. Vai ocorrer a partir das 19h30 no auditório da Unimed de Ponta Grossa, na Rua Comendador Miro, 417. Estarão em análise o surto de micobactéria registrado em Curitiba, diagnóstico e tratamento, prevenção e controle e ainda questões relativas à Resolução SESA n.º 141/2008, que estabelece critérios de segurança nos procedimentos.


Palestras sobre o tema tinham sido realizados em Curitiba na última segunda-feira, dia 18, com transmissão por videoconferência para Maringá. Mais de 250 profissionais de saúde, grande parte médicos, participaram dos trabalhos. A primeira palestrante foi a Dra. Karin Regina Luhn, diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, que abordou o tema "Situação Atual da Infecção no Estado do Paraná". Para falar sobre a "Situação atual da infecção no Rio de Janeiro", estado teve cerca de mil casos confirmados da doença, foi convidada a conselheira-corregedora e responsável pelo Grupo de Micobacterioses do Cremerj, Marília de Abreu Silva. Também participaram dos trabalhos outros dois integrantes das Câmaras Técnicas de Cirurgia Videolaparoscópica e de Doenças Infecciosas e Parasitárias e de Controle de Infecção Hospitalar (DIP) do Cremerj: Dra. Marisa Silva, que falou sobre a "Visão do Infectologista/Infecção Hospitalar"; e o Dr. José Luis de Souza Varela, cirurgião que abordou "Visão Atual do Cirurgião".

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios