23/07/2019

Palestra sobre segurança pessoal inaugura série do CRM-PR com dicas para o dia a dia do médico

Evento será realizado nesta quarta-feira (24); tenente-Coronel Naasson Polak abordará dicas práticas, mostrando como é possível ter uma atitude preventiva no cotidiano

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) irá promover ao longo do segundo semestre deste ano uma série de eventos voltados aos cuidados que os médicos podem ter consigo mesmos e, inclusive, com seus familiares, em diversas situações, sejam elas pessoais ou em atividades relacionadas ao trabalho.

No primeiro módulo, que será realizado nesta quarta-feira, 24 de julho, às 20h, serão abordadas dicas práticas sobre segurança, mostrando como é possível ter uma atitude preventiva no dia a dia. Podem participar médicos, estudantes de Medicina e demais interessados no tema. O evento será realizado na sede do CRM-PR, em Curitiba, podendo também ser acompanhado via web. Inscreva-se.

Sobre o tema

O palestrante, Tenente-Coronel Naasson Polak, explica que é possível ter uma consciência de segurança, adotando constantemente procedimentos simples que possam evitar ser vítima de furto, roubo e até sequestros. Ou, quando não conseguir evitar, como agir de tal forma que vislumbre sair dessas situações sem maiores danos à vida.

“Por meio da palestra buscamos conscientizar as pessoas de que precisam adotar mediadas preventivas. O foco não é deixá-los paranoicos com relação a sua segurança e sim, de forma gradativa, mostrar-lhes que a atenção nunca é demais, pois o elevado número de ocorrências ofensivas à integridade das pessoas é resultado, em grande parte, da displicência de condutas simples de segurança”, explica Polak.

Ainda de acordo com o Tenente-Coronel, o importante é conseguir administrar corretamente os fatores de riscos, por exemplo mudando sempre de itinerário nos deslocamentos (para a escola, empresa, residência, academia, etc), se possível alternar os horários, não permanecer por muito tempo parado dentro ou fora do veículo, entre outras coisas, para que se tenha um nível razoável de segurança.

Os conteúdos apresentados na palestra serão:
•    Atenção nos deslocamentos a pé, de carro, moto ou bicicleta (como descobrir se está sendo seguido - evasivas de detecção e de despistamento, comportamento preventivo nos deslocamentos, entre outros);
•    Atenção ao sair e chegar em casa, no trabalho ou em local de lazer (academia, parques, bares, entre outros);
•    Comportamento diante de uma ação criminosa (roubo ou sequestro);
•    O perigo nas redes sociais (Twiter, Facebook, Whatsapp, Instagram);
•    Regras básicas de segurança.

Nós próximos meses o CRM-PR pretende abordar também outros assuntos, como utilização de redes sociais entre colegas e com pacientes, como agir em situações de exposição indevida ou vexatória, aposentadoria, gestão de tempo e carreira, relação entre as obrigações de trabalho e a ética, ansiedade e depressão, atendimento em aeronaves, entre outros.

Transmissão online

Os participantes poderão acompanhar a palestra tanto presencialmente, na sede do Conselho em Curitiba, como online. Para se inscrever, basta preencher o formulário e informar o tipo de participação (presencial ou online). A transmissão online estará disponível no site do CRM-PR no dia do evento e a sala virtual abre 1h antes do início da aula. Confira os pré-requisitos técnicos para garantir uma boa conexão.

Programação

20h00 | Abertura

20h10 | Palestra: Conscientização de Segurança
Palestrante: Tenente-Coronel Naasson Polak

21h00 | Mesa de Perguntas e Respostas

22h00 | Encerramento

Conheça o palestrante:

Militar Estadual - Tenente-Coronel Naasson Polak
Obteve graduação em 1991 pela Academia Policial Militar do Guatupê e em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná em 2002. Doutor em 2015 pelo Curso Superior de Polícia e Mestrado em 2009 – Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Academia Policial Militar do Guatupê. Especialização em Segurança Pública – 2007 - Secretaria Nacional de Segurança Pública (Convênio PUCRS) e Especialização em Gerenciamento Integrado da Segurança Pública com complementação em Magistério Superior - IBPEX/UNINTER.
- Curso de Proteção de Dignitários (Bodyguard VIP Protection) – Tatical Explosive Entry School (TEES –USA/BRAZIL) - 1999
- Curso Avançado de Proteção de Dignitários (Advanced VIP Protection) – Tatical Explosive Entry School (TEES –USA/BRAZIL) - 1999
- Curso de Proteção VIP nível II – Instituto Tático Defensivo - 2003
- Curso de Gerenciamento de Crises e Negociação de Reféns – 5ª Companhia de Polícia do Exército - 2004

* * *
Serviço:
Dicas do CRM-PR: Conscientização de Segurança
Data: 24 de julho de 2019
Hora: das 20h às 22h
Local: Auditório Raquele Rotta Burkiewicz, Sede do CRM-PR (Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre – Curitiba, PR)
Informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045 | 4077

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios