09/05/2018

Palestra sobre uso de redes sociais em Maringá teve 30 participantes

Evento foi realizado na terça-feira, 8, pelo projeto de Educação Médica Continuada

clique para ampliarclique para ampliarEvento reuniu dermatologistas, cirurgiões plásticos e estudantes de Medicina (Foto: CRM-PR)
O uso de redes sociais na Medicina foi tema de palestra realizada na terça-feira, 8, na Delegacia Regional do CRM-PR em Maringá. O evento foi organizado pelo projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do Conselho e contou com 30 participantes, entre eles dermatologistas, cirurgiões plásticos e estudantes de Medicina, além das delegadas Dra. Ana Maria Silveira Machado de Moraes e Dra. Katia Hitomi Nakamura.

O encontro se dividiu em duas etapas. Na primeira, o diretor da Dereg, Dr. Márcio de Carvalho, tratou das questões legais que envolvem o uso das redes sociais e os cuidados a serem tomados com relação à publicidade no meio digital. 

Em seguida, a secretária da regional, Dra. Fabíola Menegoti Tasca, apresentou casos que demonstram como o médico deve se comportar em conversas de WhatsApp. Se um paciente o contata para tirar dúvidas, por exemplo, a maneira correta de agir seria explicar educadamente que o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) não autoriza que sejam feitas consultas ou prescrições via rede social e que ele deve procurar uma unidade de pronto-atendimento, em caso de emergência, ou agendar consulta.

Outro ponto abordado pelos palestrantes foi a divulgação de fotos que comparam o “antes e depois” de procedimentos médicos, sobretudo os estéticos. Essa prática é proibida, já que os resultados desses tratamentos podem variar de paciente para paciente, sendo antiético prometer um resultado único.

Após a fala dos delegados, foi aberto espaço para perguntas do público que, segundo o Dr. Márcio de Carvalho, demonstrou bastante interesse. “A discussão foi bem profícua, eles tinham muitas dúvidas sobre o assunto”, disse. “Até pediram para a gente repetir o evento”.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios