18/01/2021

Palestras sobre perspectivas com vacina ganham repercussão nacional; vídeo está disponível

Evento realizado pelo CRM-PR teve quase 800 inscritos, incluindo representantes de 89 escolas médicas de várias regiões do País. Três médicas especialistas de renome foram as palestrantes

Teve ampla repercussão positiva o evento online realizado no sábado (16) pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná, tendo como tema em destaque “Vacinas para Covid-19: onde estamos e para onde vamos?”. Com quase 800 inscritos, a atividade registrou a participação de representantes de 89 escolas médicas, além de profissionais de várias regiões do País e demais interessados. Com uma hora e quinze de duração, o evento foi muito elogiado pelo elevado nível das palestras, conduzidas por três médicas especialistas de renome, e pelos esclarecimentos finais em debate que permitiu a interação com os participantes. O vídeo está disponível.

clique para ampliarclique para ampliarEvento do CRM-PR pela web sobre vacinas. (Foto: Reprodução)

A abertura do encontro ocorreu às 9h da manhã e foi conduzida pelo presidente do CRM-PR, Roberto Issamu Yosida, que destacou a importância de levar aos médicos e à sociedade a informação de qualidade, num momento precedente da análise para autorização emergencial das vacinas e o início do processo de imunização. “Feliz em realizar um evento dessa magnitude com palestrantes médicas do Paraná”, disse. Além de pedir um minuto de silêncio em homenagem aos 32 colegas médicos falecidos no Paraná por causa da doença, extensiva a todas as vítimas e famílias enlutadas, o conselheiro realçou a importância de não se afrouxar as medidas de prevenção determinadas pelas autoridades sanitárias.

Ainda do início das palestras ainda houve a exibição de um vídeo motivacional de quase três minutos, com reprodução autorizada pela Senna Brands, que reúne imagens e falas do piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, retratando a perseverança que todos devemos ter em nossos desafios. “É um agradecimento e reconhecimento aos profissionais; renova a esperança da humanidade sob a perspectiva da vacina”, referiu-se Roberto Yosida. Na abertura do vídeo, a apresentação do CRM-PR chamando a atenção de que “a pandemia não acabou, mas a esperança está maior do que nunca!”. E reforça: “O CRM-PR agradece às médicas e médicos o seu empenho e dedicação em prol de todos nós”.

Ao encerrar, a mensagem do grande ídolo brasileiro no clipe é de que para vencer é preciso acreditar. A mensagem complementar do CRM-PR é de que “quando tudo parece desfavorável, mostramos o melhor de cada um! Gratidão do Conselho de Medicina a cada profissional que dedica a sua vida para cuidar de seus pacientes!”

CONFIRA AQUI CLIPE ESPECIAL COM AYRTON SENNA.

Palestrantes

A iniciativa fez parte do projeto de Educação Médica Continuada (EMC) do CRM-PR e teve a  coordenação do Prof. José Knopfholz, 2.º corregedor do CRM-PR e membro da comissão de pandemia; Dr.ª Regina Celi Passagnolo Sergio Piazzetta, 2.ª secretária e integrante da Comissão de Epidemiologia/Vacinação; e Dra. Laura Moeller, conselheira integrante das comissões de pandemia e saúde do médico.

Foram palestrantes a Prof.ª Sonia Mara Raboni, infectologista e coordenadora de Estudo da Coronovac no Hospital de Clínica da UFPR, que abordoo o tema “Desenho de estudo clínico: dos primeiros testes à aprovação”; a Dra. Vanessa Levien Strelow, infectologista com atuação em Controle de Infecção Hospitalar no Hospital São Vicente e em enfermaria de doenças infecciosas no Hospital Oswaldo Cruz, que falou sobre “Vacinas disponíveis no Brasil: status atual e perspectivas”; e a Dra. Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, presidente da Regional Paraná da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm PR) e coordenadora do Serviço de Epidemiologia, Imunizações e Controle de Infecção do Hospital Pequeno Príncipe, que colocou em destaque o tema “Racionalização e priorização das vacinas“. A conselheira Laura Moeller foi a mediadora das palestras.

"Vacina é medida preventiva que traz a possibilidade de controlar a doença", diz a pesquisadora Sonia Mara Raboni, pesquisadora do HC-UFPR. Confira aqui reportagem publicada no Portal Saúde Debate.

CONFIRA O VÍDEO DA PALESTRA.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios