Pandemia significa que a doença atingiu o mundo

Roberto Issamu Yosida

Em uma pandemia teremos todas as manifestações da humanidade, tanto do ponto de vista clínico quanto do psicológico. Também teremos infindáveis “causos” para as conversas. Infinitos “e se...”, incontáveis teorias. Assim, se entendêssemos seu significado e seu alcance, não deveríamos gastar energias em pensamentos individuais.

A busca por culpabilizar ou polarizar nunca será satisfatória, porque não haverá consenso antes, durante ou depois. Dou um exemplo: se soubéssemos de tudo antes e fosse dado a cada ser o poder de determinar medidas que entendesse que resolveriam a pandemia, ainda assim haveria contrariedades e mortes. Não haveria o consenso, e situações inevitáveis aconteceriam a despeito da medida tomada como certeira. A pandemia é assim, somos assim e o mundo é assim.

É preciso permanecer unidos; toda a sociedade. Somente dessa forma ultrapassaremos com menores traumas. Com erros e acertos. Temos que olhar com o olhar do outro. Buscar tolerância e esperança. Saber dividir e somar quando for a hora.

Prestigiar o pequeno comércio, olhar nosso vizinho, pedir comida no seu restaurante favorito, ajudar seu amigo e parente, não causar pânico e notícias falsas. Saber esperar a sua vez em tudo. Quando receber algo, saber dividir. Momento de doar quem puder e receber quem precisar. Gaste generosamente e dê graças por poder beneficiar outra pessoa. A solução local vai refletir no global.

Não há respostas certas, eis que não há perguntas certas. Apenas seguiremos o caminho com mais confortos se estivermos juntos.

Passeie na imaginação e abrace um amigo!

*Dr. Roberto Issamu Yosida é presidente do CRM-PR.

**As opiniões emitidas nos artigos desta seção são de inteira responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, o entendimento do CRM-PR.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios