21/03/2019

Paraná confirma dois óbitos por dengue em Londrina

Óbitos aconteceram em área considerada de alta infestação; forma grave da doença foi confirmada também em Foz do Iguaçu e Sertanópolis

“A dengue é uma doença preocupante e precisamos da ajuda da população para combatê-la. A Secretaria de Saúde, em parceria com os municípios, vem agindo sistematicamente. A nossa preocupação é que hoje os casos da doença estão mais graves e muitos focos do mosquito estão nas residências. Portanto, essa luta contra o Aedes aegypti é de todos nós”, alerta o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. 

Na terça-feira, 19, a SESA divulgou o boletim epidemiológico com a confirmação de duas mortes por dengue. Os dois óbitos aconteceram entre os dias 3 e 7 de março, em Londrina (17ª Regional de Saúde), área considerada de alta infestação e estavam sob investigação. 

São dois homens: um de 89 anos, sem comorbidades (problemas de saúde) registradas, e outro de 60 anos, com hipertensão arterial. Os dois casos são autóctones, ou seja, foram contaminados no próprio município onde moravam. A forma grave da doença aparece em Londrina (6 casos), Foz do Iguaçu (3 casos) e Sertanópolis (1 caso).

Com relação a Londrina os casos estão mais concentrados na zona Sul da cidade, região muito populosa e que tem um índice de infestação do mosquito. Um dos óbitos é da região e o outro da zona oeste da cidade.

Inúmeras atividades estão sendo feitas no município, como, por exemplo, tratamento e remoção de criadouros, bloqueio de casos, processos educativos permanentes, mutirão de limpeza, limpeza de fundos de vale, trabalhos educativos em escolas e associação de moradores. As ações envolvem município, Regional de Saúde, universidades e a população de um modo geral. 

A 17ª Regional de Saúde também está atuando com 12 unidades de UBV que estão realizando o fumacê. Já foram encerrados os sete ciclos e os técnicos estão analisando a necessidade de outros dois. A aplicação de fumacê acontece sempre que há solicitação do município ou indicação técnica.

Além dessas medidas, o alerta é para que a população adote os cuidados evitando acúmulo de água parada, lixo e entulhos nos quintais, limpeza de terrenos e de caixas d´água. “Qualquer recipiente com água parada pode se transformar num criadouro. O fumacê mata o mosquito que está voando”, diz Ivana Belmonte, médica veterinária da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde do Paraná. 

Números

Os dados divulgados nesta terça-feira mostram o crescimento de 226 casos autóctones confirmados no Paraná. Na semana passada a incidência no estado era de 8,03 casos autóctones por 100 mil habitantes e nesta semana são 10,5 para cada 100 mil habitantes. Eram 896 casos na semana passada e hoje são 1.122 casos, todos contraídos nos próprios municípios de residência. Se forem acrescentados os casos importados, de pessoas que foram contaminadas fora do município de origem, o total é de 1.197 casos de dengue no Paraná.

Na semana passada 108 municípios apresentavam casos confirmados da doença e nesta semana são 116. O número de municípios com notificações passou de 290 para 299. Lupionópolis, Uraí, Itambé e Santa Mariana são considerados municípios em epidemia e Moreira Sales, Rancho Alegre, Santo Antônio do Paraíso, Abatiá, Capanema e Nova Londrina estão em alerta.
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios