27/03/2020

Paraná tem as duas primeiras mortes, em Maringá; são 125 os casos confirmados no PR

Mulher de 54 anos e homem de 84 são os óbitos registrados e há outros dois em investigação na mesma cidade; país fecha o dia com 92 mortes

O Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá confirmaram dois óbitos por coronavírus nesta sexta-feira (27), em Maringá. Os exames foram realizados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) nesta tarde. São os dois primeiros óbitos no Estado, que tem 125 casos confirmados e 1.078 em investigação. Como destacado pelo secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, o Paraná tem uma taxa de letalidade de 1,7%”.

Os óbitos em Maringá referem-se a um homem de 84 anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 15/03 e foi internado em um hospital da rede privada de Maringá. A filha dele havia viajado para a Espanha e retornou ao Brasil já doente, sendo confirmada para coronavírus no dia 18/03 com quadro clínico leve e em isolamento domiciliar até o momento.

Devido ao contato com este caso confirmado, o paciente passou a ser considerado como caso suspeito e veio a óbito nesta quinta-feira (26). Já o segundo, é uma mulher, 54 anos que viajou para João Pessoa na Paraíba, passou por São Paulo e retornou ao Estado no dia 11/03. Iniciou os sintomas em 14/03 e internou em rede particular de Sarandi no dia 20/03. A paciente veio a óbito nesta quarta-feira (25). Ambos possuíam comorbidades.

De acordo com a Secretaria Municipal de Maringá, existem dois outros óbitos sob investigação. O número de casos confirmados da doença subiu para 9 no município. No total, Maringá soma 110 casos suspeitos. Desses, 60 estão em isolamento domiciliar e 50 internados.

São 31 pessoas internadas em hospitais da cidade: 14 em UTIs e 17 em enfermarias, ainda segundo a prefeitura. Do total de internados, 10 são crianças. A prefeitura informou que 28 pacientes com suspeita de Covid-19 estão isolados em casa.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, em uma live nas redes sociais, lamentou as mortes por Covid-19 no Paraná e reforçou a necessidade de manter o isolamento, o distanciamento social e a etiqueta respiratória como medidas para combater o novo coronavírus. “Todas as medidas tomadas estão embasadas em artigos científicos", salientou o secretário, enfatizando que as decisões estão sendo criteriosas. Queremos que a perda de vidas seja a menor possível. Teremos muitas dificuldades nos próximos meses", afirmou.

NOVOS CASOS

O novo boletim (de 27/03) aponta 19 novos casos confirmados, incluindo os dois óbitos. As novas confirmações são em Cascavel (3), Cianorte (1), Guarapuava (1), Curitiba (5), Maringá (4), Iretama (1), Campo Mourão (1), Umuarama (1), Guaíra (1) e União da Vitória (1). Os pacientes têm idades entre 22 e 84 anos. Nove pacientes estão em isolamento hospitalar, seis em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Ao todo o Paraná tem agora 125 casos confirmados – quatro não residem no Estado -, 2.004 descartados e 1.078 em investigação.

NOVA METODOLOGIA

O Paraná adotou nesta sexta-feira (27) um sistema ligado ao Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) para contabilidade de dados de todas as notificações que foram recolhidas amostras a fim de precisar os números o mais próximo possível da realidade de suspeitos no Estado.

Confira aqui o Boletim da SESA de 27/03/2020.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios