22/12/2021

Parceria entre Saúde e Segurança traz melhorias ao Siate e serviço integra Política de Urgência

O Siate, criado em 1990, foi o primeiro sistema do gênero implantado no Brasil, servindo como referência para as demais Unidades da Federação. Inserção regulariza a participação dos municípios no custeio de ações

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp), por meio do Corpo de Bombeiros, firmaram um termo de cooperação técnica para unir as competências e responsabilidades pela manutenção do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) no Paraná nesta quarta-feira (22).

“A Saúde e a Segurança estão em tratativas há mais de dois anos para legalizar este documento, que celebra 31 anos do Siate no Paraná, facilitando o apoio ao atendimento de Urgência e Emergência dos municípios”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O Siate, criado em 1990, por meio de uma parceria entre a Sesp, Instituto de Saúde do Paraná (Isep) e a Prefeitura de Curitiba, foi o primeiro sistema do gênero implantado no Brasil, servindo como referência para as demais Unidades da Federação.

clique para ampliarclique para ampliarCelebração do termo de cooperação técnica. (Foto: Sesa)

MOMENTO HISTÓRICO

Agora, além do Siate ser regulado pelo sistema integrado ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), unificando a base de dados de atendimentos de Urgência e Emergência Estadual, o serviço também foi inserido no contexto da Política Nacional de Atenção às Urgências definida por meio das legislações vigentes.

Esta inserção e reconhecimento nacional regulariza juridicamente a participação dos municípios no custeio de ações do serviço, permitindo que utilizem recursos do fundo municipal de Saúde.

“Sem dúvidas construímos uma ponte que não existia há muito tempo. Este termo é um diamante lapidado entre a Sesa e a Sesp, olhando para o futuro não só na parte de regularização, mas também de expansão do atendimento. A partir de agora os municípios que não tinham termo, terão também a regulação e o protocolo, criando um padrão do serviço no Estado”, reforçou o coordenador do Siate, major Marcos Adolpho Frederick Moro Galeazzi.

AGILIDADE

Com o termo de cooperação assinado a nível Estadual, 67 municípios poderão firmar suas parcerias regionalizadas para oferta do serviço de maneira mais facilitada. Isso garante um tratamento de equidade, normatização e unificação de protocolos a todos os Siates do Paraná.

“O Corpo do Bombeiros por meio do Siate amplia os seus atendimentos e esse convênio faz com que os municípios realizem a adesão de uma forma mais rápida dando amplitude e trazendo um caráter jurídico muito importante para as autoridades”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior.

OCORRÊNCIAS

O Corpo de Bombeiros, responsável pelo gerenciamento do Siate no Paraná, registra em média 42 mil ocorrências por mês em todo o Estado, somando mais de meio milhão de atendimentos ao ano.

Com a integração de sistemas, o operador que recebe a ocorrência poderá visualizar quantas ambulâncias estão em funcionamento naquele momento, tanto do Siate quanto do Samu, viabilizando um atendimento mais unificado.

“O Siate e o Samu realizam um atendimento pré-hospitalar de primeira linha no Paraná e estes serviços garantem o resguardo da vida de milhares de paranaenses. Agora com a unificação de sistemas e regulação, reforçaremos ainda mais a proposta do governador Ratinho Junior de fortalecer a regionalização da Saúde”, afirmou Beto Preto.

REFORÇO

Em 2018, o Paraná contava com 75 ambulâncias para atendimento ao Siate. Desde então, o Governo do Estado ampliou a frota de Urgência e Emergência e atualmente o serviço dispõe de 92 ambulâncias de resgate.  

“É um momento histórico, o Corpo de Bombeiros se aproxima da Saúde com o objetivo de ampliar os serviços para a população, essa parceria do Corpo de Bombeiros com o Samu só tende a melhorar os atendimentos prestados à população paranaense”, acrescentou o comandante.

PRESENÇAS

Participaram da assinatura o chefe de gabinete da Sesa, César Neves; o diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak e a gerente de Atenção à Urgência da Sesa, Giovana Fratin.

Fonte: SESA/PR

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios