30/07/2009

Passo Fundo quebra protocolo e trata casos suspeitos de gripe suína com Tamiflu

A medida foi adotada após a cidade registrar 7 das 21 mortes ocorridas no Estado em consequência da doença.


O município de Passo Fundo (RS) anunciou nesta quinta-feira (30/7) que irá recomendar o uso do medicamento Tamiflu para os pacientes com suspeita de gripe A (H1N1) - a chamada gripe suína. A determinação vai contra o protocolo do Ministério da Saúde, que indica o tratamento apenas para os pacientes de risco ou casos graves da doença.

Os hospitais e postos de saúde da cidade de Passo Fundo, no Rio Grande Sul, vão quebrar o protocolo de atendimento do Ministério da Saúde e criar suas próprias regras no combate à gripe suína. Entre as novas normas, estão o atendimento 24 horas e o tratamento dos pacientes com suspeita da doença com Tamiflu, assim que forem detectados os primeiros sintomas. A medida foi anunciada nesta quinta-feira pelo Comitê Gestor da Gripe A na cidade. O Ministério da Saúde orienta que apenas os pacientes com agravamento do estado de saúde nas primeiras 48 horas, desde o início dos sintomas, e as pessoas com maior risco de apresentar quadro clínico grave devem ser medicados.

De acordo com o vice-diretor clínico do Hospital São Vicente de Paulo, Júlio Stobbe, testes feitos em pacientes que apresentaram sintomas, usando medicação imediata, já apresentam resultados. Destes pacientes todos se recuperaram e passam bem, estão fora de risco, de acordo com o médico.


Fonte: Site UOL com informações da Folha Online e do jornal "Zero Hora".

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo.
    * campos obrigatórios

    Comunicar Erro

    Verifique os campos abaixo.

    * campos obrigatórios